Ir para o conteúdo

39ª Feira de Livros do Sesc irá homenagear a jornalista e escritora Leyla Leong

Evento acontece no período de 31 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques

Leyla foi membro do Clube da Madrugada e tem uma trajetória única na literatura amazonense

Em 2024, a 39ª Feira de Livros do Sesc terá como homenageada a jornalista e escritora Leyla Leong. O primeiro livro publicado por Leyla, “Essa Tal de Natureza”, foi escolhido como a temática do evento, que acontecerá do dia 31 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Autora de livros que fazem parte da vivência de crianças e adolescentes, Leyla foi membro do Clube da Madrugada e tem uma trajetória única na literatura amazonense.

Além de escritora, também é ilustradora e jornalista atuando por muitos anos como assessora de imprensa, repórter, colunista e editora em diversas instituições e veículos de comunicação, como o Jornal A Notícia, Jornal do Commercio, A Crítica e Amazonas Em Tempo.

Vencedora de prêmios como o Mulateiro de Literatura, concedido pelo Clube da Madrugada, em 1970, e Medalha Péricles Moraes (Literatura) pela Academia Amazonense de Letras, em 2014, ela comenta sobre o poder e o amor que tem pela leitura.

“Eu leio não por querer ter mais cultura, leio por ser um prazer, um encantamento. Eu sempre tento passar aos jovens que a leitura não é uma obrigação, a leitura é um prazer e quando você descobre isso, você descobre o mundo”, diz.

Em seus livros infantis, tem como principal característica a vertente ambiental, apontando a necessidade de preservar e cuidar do planeta Terra. Ainda segundo ela, foi desse pensamento que surgiu o livro “Essa Tal de Natureza”, que aborda essa temática de forma lúdica.

“Vendo que os adultos, as pessoas crescidas que exploram o mundo, não são conscientes de que estão matando a vida no planeta, apelei para escrever às crianças para elas entenderem a beleza que é a natureza”, conta.

Durante sua carreira, Leyla diversas vezes participou da Feira de Livros do Sesc, tendo, inclusive, um de seus livros lançado na edição de 2013 do evento e, agora, voltará como a grande homenageada.

“Quando eu comecei a escrever eu já fui convidada para a feira e, a partir disso, comecei a sempre dar palestras sobre literatura infanto-juvenil. Para mim, o Sesc é um parceiro”, destacou.

Também são títulos da autora, os livros “Sua Majestade o Gavião Real”, “Duas Histórias da Noite”, “Cida: a Macaca Travessa”, “O Segredo da Velha”, entre outros.

Para a Diretora Regional do Sesc Amazonas, Adriana Nascimento, esta homenagem é uma forma de reconhecer toda a contribuição de Leyla para a literatura no Amazonas.

“Todo ano, a Feira de Livros do Sesc homenageia uma pessoa importante para a literatura local. Ano passado tivemos o poeta Jorge Tufic e, este ano, vamos celebrar o legado da Leyla Leong que tanto contribui para o incentivo à leitura e para a mudança que precisamos no mundo, por meio de suas obras”, explica.

Sobre a Feira de Livros do Sesc

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura criando um espaço lúdico e divertido com uma extensa programação que abrange rodas de conversa, oficinas, palestras, gincanas, apresentações culturais, entre outras atividades.

Além disso, reúne as principais editoras e livrarias da Região Norte e promove o encontro de leitores com autores regionais e nacionais. Em 2024, o evento reuniu mais de 50 mil pessoas e contou com a presença do escritor Raphael Montes, autor do livro “Bom dia, Verônica”, que também se tornou uma série adaptada pela Netflix.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes