Ir para o conteúdo

39ª Feira de Livros do Sesc irá homenagear a jornalista e escritora Leyla Leong

Evento acontece no período de 31 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques

Leyla foi membro do Clube da Madrugada e tem uma trajetória única na literatura amazonense

Em 2024, a 39ª Feira de Livros do Sesc terá como homenageada a jornalista e escritora Leyla Leong. O primeiro livro publicado por Leyla, “Essa Tal de Natureza”, foi escolhido como a temática do evento, que acontecerá do dia 31 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Autora de livros que fazem parte da vivência de crianças e adolescentes, Leyla foi membro do Clube da Madrugada e tem uma trajetória única na literatura amazonense.

Além de escritora, também é ilustradora e jornalista atuando por muitos anos como assessora de imprensa, repórter, colunista e editora em diversas instituições e veículos de comunicação, como o Jornal A Notícia, Jornal do Commercio, A Crítica e Amazonas Em Tempo.

Vencedora de prêmios como o Mulateiro de Literatura, concedido pelo Clube da Madrugada, em 1970, e Medalha Péricles Moraes (Literatura) pela Academia Amazonense de Letras, em 2014, ela comenta sobre o poder e o amor que tem pela leitura.

“Eu leio não por querer ter mais cultura, leio por ser um prazer, um encantamento. Eu sempre tento passar aos jovens que a leitura não é uma obrigação, a leitura é um prazer e quando você descobre isso, você descobre o mundo”, diz.

Em seus livros infantis, tem como principal característica a vertente ambiental, apontando a necessidade de preservar e cuidar do planeta Terra. Ainda segundo ela, foi desse pensamento que surgiu o livro “Essa Tal de Natureza”, que aborda essa temática de forma lúdica.

“Vendo que os adultos, as pessoas crescidas que exploram o mundo, não são conscientes de que estão matando a vida no planeta, apelei para escrever às crianças para elas entenderem a beleza que é a natureza”, conta.

Durante sua carreira, Leyla diversas vezes participou da Feira de Livros do Sesc, tendo, inclusive, um de seus livros lançado na edição de 2013 do evento e, agora, voltará como a grande homenageada.

“Quando eu comecei a escrever eu já fui convidada para a feira e, a partir disso, comecei a sempre dar palestras sobre literatura infanto-juvenil. Para mim, o Sesc é um parceiro”, destacou.

Também são títulos da autora, os livros “Sua Majestade o Gavião Real”, “Duas Histórias da Noite”, “Cida: a Macaca Travessa”, “O Segredo da Velha”, entre outros.

Para a Diretora Regional do Sesc Amazonas, Adriana Nascimento, esta homenagem é uma forma de reconhecer toda a contribuição de Leyla para a literatura no Amazonas.

“Todo ano, a Feira de Livros do Sesc homenageia uma pessoa importante para a literatura local. Ano passado tivemos o poeta Jorge Tufic e, este ano, vamos celebrar o legado da Leyla Leong que tanto contribui para o incentivo à leitura e para a mudança que precisamos no mundo, por meio de suas obras”, explica.

Sobre a Feira de Livros do Sesc

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura criando um espaço lúdico e divertido com uma extensa programação que abrange rodas de conversa, oficinas, palestras, gincanas, apresentações culturais, entre outras atividades.

Além disso, reúne as principais editoras e livrarias da Região Norte e promove o encontro de leitores com autores regionais e nacionais. Em 2024, o evento reuniu mais de 50 mil pessoas e contou com a presença do escritor Raphael Montes, autor do livro “Bom dia, Verônica”, que também se tornou uma série adaptada pela Netflix.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes