Segundo dados da SSP-AM, mais de 70% dos homicídios do Estado, principalmente em Manaus, tem ligação com o tráfico de drogas. Por isso, o trabalho integrado entre a SSP-AM, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran-AM e forças federais tem visado desarticular o crime organizado, responsável pelo alto índice de mortes em Manaus e crimes violentos.
“Se mata no Brasil por conta de narcotráfico, de venda, de compra e de consumo de entorpecentes. A maioria dos homicídios no Amazonas é ligado ao tráfico de entorpecentes, direta ou indiretamente. Isso nos faz entender que é preciso atacar um pra combater o outro. E os resultados dos últimos dois anos mostram que estamos avançando no combate aos crimes”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.
O resultado das estratégias integradas nos últimos dois anos foi o recorde de apreensões de drogas e a diminuição de homicídios a partir de 2016. Nos anos de 2015 e 2016 foram 23 toneladas de drogas apreendidas. Já nos primeiros meses deste ano, já são aproximadamente cinco toneladas de drogas apreendidas.