O vereador de Manaus, Sargento Salazar (PL), ofendeu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em seu discurso durante o ato em apoio ao ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) ocorrido nesse domingo (03/08), no Complexo Turístico da Ponta Negra.
“Contem comigo, meus amigos, que vai ser daquele jeitão. E pau naquele cabeça de ovo, aquele leproso”, disse o parlamentar.
Vejam o nível. Um vereador de Manaus, investigado e formalmente acusado de homicídio qualificado pelo Ministério Público do Amazonas, favorito pra Câmara Federal, chama o ministro Alexandre de Moraes de “leproso” e “cabeça de ovo” em cima de um trio elétrico. Sargento Salazar… pic.twitter.com/ho18WFCbkg
— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) August 4, 2025
O discurso lembra quando ex-deputado federal Daniel Silveira também fez ataques e ofensas ao ministro do STF no plenário da Câmara dos Deputados.
“Alexandre de Moraes, o ministro que é o ‘reizinho’ do Brasil. É um menininho frustrado que age da maneira dele, fora da Constituição Federal. Tem muita coragem atrás da mesa com uma caneta e o poder de mando. O menor presídio do mundo é a toga do ministro Alexandre de Moraes, só cabe um marginal. É muito complicado que se tenha pessoas dessa estirpe dentro do Supremo Tribunal Federal atropelando a Constituição”, disse Silveira à época.
Prisão
O discurso rendeu uma pena de oito anos e nove meses de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo. A decisão foi feita em abril de 2022. Em outubro de 2024, progrediu para o regime semiaberto e, em dezembro, Silveira obteve o livramento condicional. Contudo, o benefício foi revogado por descumprimento das condições.
Ato bolsonarista
No domingo, apoiadores de Bolsonaro realizaram ato em favor do político e contra Alexandre de Moraes na Zona Oeste de Manaus. Manifestação bolsonarista também ocorreu em outras capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.