Ir para o conteúdo

Abertas inscrições para cursos gratuitos sobre projetos de vida na escola

As formações Cartografias iungo visam apoiar educadores e gestores escolares a compreenderem teoria e a planejar aulas de Projetos de Vida

Estão abertas as inscrições para a quarta edição das formações Cartografias iungo. São dois cursos gratuitos, realizados pelo Instituto iungo, voltados a professores e gestores escolares que atuam com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e têm o desafio de trabalhar com projetos de vida, com foco na teoria e em aulas práticas.

O conteúdo é alinhado às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o trabalho com projetos de vida. Desde a primeira edição dos cursos Cartografias iungo, mais de 9 mil educadores de todo o país se inscreveram.

Sobre os cursos

Em “Cartografias: mapas de projetos de vida” os participantes ampliam conhecimentos sobre projetos de vida e qual sua importância para o desenvolvimento integral dos estudantes. Ao longo do curso também desenvolvem competências para construir um mapa pessoal que servirá de apoio para orientar seu planejamento de aulas. Esse curso tem duração de 4 horas e é direcionado a quem está iniciando no tema de projetos de vida.

Já em “Cartografias: planejando aulas de Projetos de Vida”, professores e gestores aprendem como aprimorar o planejamento de aulas desse componente curricular enquanto criam o seu próprio plano de aulas. Voltado a educadores que já têm conhecimentos conceituais sobre projetos de vida, esse curso tem carga horária de 12 horas.

Os cursos são on-line. A realização é livre, isto é, sem hora definida, para que o cursista possa fazer no seu tempo e ritmo, durante o primeiro semestre de 2024.
O Instituto iungo é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2020, oferece formação docente gratuitamente, materiais pedagógicos para apoiar os educadores e realiza pesquisas para ouvir professores de todo o Brasil.

SERVIÇO

Cartografias: mapas de projetos de vida (4h)

  • Conceitos, argumentos e histórias sobre projetos de vida;
  • O papel dos projetos de vida no desenvolvimento integral dos estudantes;
  • O que está previsto na Base Nacional Comum Curricular;
  • As aulas de Projetos de Vida e seus impactos no trabalho docente e na comunidade escolar.

Cartografias: planejando aulas de Projetos de Vida (12h)

  • Mapear os projetos de vida dos estudantes e construir propósitos formativos;
  • Elaborar estratégias formativas;
  • Mediar as aulas de Projeto de Vida, com o uso de metodologias ativas e a avaliação como aliada da aprendizagem;
  • Elaborar um ou mais planos de aula de Projetos de Vida

Inscrições para ambos os cursos, pelo site: https://iungo.org.br/formacao/cartografias-iungo/

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes