Ir para o conteúdo

Um antigo abrigo localizado no bairro Coroado, zona Leste, será utilizado pela Prefeitura de Manaus para acolher os 200 venezuelanos que deverão ser transferidos pelo Governo Federal para Manaus. O Termo de Cessão de Uso de Imóvel, pertencente ao governo estadual, foi assinado nesta quinta-feira, 10/5, pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Para acolher os venezuelanos que serão encaminhados a Manaus pelo Governo Federal, vindos de Boa Vista (RR), a Semmasdh está finalizando o ‘Plano de Ação Humanitária para Atendimento do Fluxo Migratório Venezuelano’. Uma das principais preocupações é com o repasse de recursos federais. O cofinanciamento está pautado na portaria nº 90, de 3 de setembro de 2013, que sinaliza que a cada grupo de 50 imigrantes, deve ser repassado o valor de R$ 20.000, ou seja, R$ 400 por mês por cada venezuelano acolhido pelo poder público municipal.

Para atender os venezuelanos, a Semmasdh será responsável pelas refeições, material de higiene, equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos, tradutores e sociólogos. O Plano prevê a contratação de dois veículos para fazer o transporte dos venezuelanos para verificação de documentação, visitas aos espaços de acolhimento, atividades da assistência ou outras necessidades.

Além do trabalho desenvolvido na assistência social, a Prefeitura de Manaus vai atuar também nas áreas da educação, saúde, emprego e renda.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes