Ir para o conteúdo

Ação integrada flagra mais de 30 adolescentes em Adega no bairro Alvorada

Os jovens com idades entre 15 e 17 anos foram encaminhados para o Ciaca

Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 10ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente encerrou, na madrugada deste sábado (07/02), uma adega, no bairro Alvorada, na zona centro-oeste de Manaus. No local foram encontrados mais de 30 adolescentes, entre 15 e 17 anos, consumindo bebida alcoólica. Os adolescentes foram acolhidos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e encaminhados ao Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente (Ciaca).

O comandante da 10ª Cicom, major Cordeiro, que coordenou a operação integrada, deflagrada no âmbito da Operação Impacto, informou que a ação reuniu efetivos da 10ª Cicom, das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Força Tática. Além do efetivo da PMAM, militares do Corpo de Bombeiros (CBMAM) e da SSP-AM integraram a ação.

“A ação de hoje, uma ação conjunta, bem volumosa, teve como objetivo maior combater tanto a prática do rolezinho quanto as adegas irregulares. Aqui foram verificados diversos menores, além da superlotação do local, que segundo o Corpo de Bombeiros deveria ter capacidade para 100 pessoas, no entanto, mais de 300 foram encontradas no seu interior”, destacou o comandante.

Todas as pessoas que estavam dentro e fora do estabelecimento, que funcionava de forma irregular sem documentação exigida pelo CBMAM, foram abordadas e revistadas. Além disso, durante buscas no local, policiais da Rocam localizaram uma balança de precisão e uma porção de maconha.

As equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) apreenderam 33 motocicletas por irregularidades. A ação contou, ainda, com o apoio da Amazonas Energia.

O major destacou que a adega já era alvo de diversas denúncias junto à PMAM, com suspeita de ser usada como ponto de venda de drogas e acolher pessoas envolvidas em diversos crimes. “As ações continuam tendo como finalidade maior o combate ao crime organizado nas áreas de maior incidência em Manaus, promovendo uma maior sensação de segurança para a população”, garantiu o comandante da 10ª Cicom.

Adolescentes flagrados

Durante a ação, mais de 30 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas. Foram todos abordados pelas equipes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com apoio do Conselho Tutelar e do Juizado da Infância e Adolescência (JIJI) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou o êxito da operação e os procedimentos adotados em relação aos jovens. A secretária integrou a operação junto com a Coordenadora da Infância e da Juventude (COIJ) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Joana dos Santos Meirelles, e a secretária executiva adjunta de Assistência da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Mônica Melo.

“A operação foi exitosa porque, hoje, nós estamos fazendo uma abordagem dentro de adegas e, somente na primeira adega, nós conseguimos acolher mais de 30 menores, entre meninos e meninas, de 15 a 17 anos, consumindo bebida alcoólica e fumando cigarro. Então, nós estaremos encaminhando para o centro integrado (Ciaca) e teremos uma conversa posterior com os responsáveis legais, para evitar esse tipo de situação”, destacou.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes