A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 10ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente encerrou, na madrugada deste sábado (07/02), uma adega, no bairro Alvorada, na zona centro-oeste de Manaus. No local foram encontrados mais de 30 adolescentes, entre 15 e 17 anos, consumindo bebida alcoólica. Os adolescentes foram acolhidos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e encaminhados ao Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente (Ciaca).
O comandante da 10ª Cicom, major Cordeiro, que coordenou a operação integrada, deflagrada no âmbito da Operação Impacto, informou que a ação reuniu efetivos da 10ª Cicom, das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Força Tática. Além do efetivo da PMAM, militares do Corpo de Bombeiros (CBMAM) e da SSP-AM integraram a ação.
“A ação de hoje, uma ação conjunta, bem volumosa, teve como objetivo maior combater tanto a prática do rolezinho quanto as adegas irregulares. Aqui foram verificados diversos menores, além da superlotação do local, que segundo o Corpo de Bombeiros deveria ter capacidade para 100 pessoas, no entanto, mais de 300 foram encontradas no seu interior”, destacou o comandante.
Todas as pessoas que estavam dentro e fora do estabelecimento, que funcionava de forma irregular sem documentação exigida pelo CBMAM, foram abordadas e revistadas. Além disso, durante buscas no local, policiais da Rocam localizaram uma balança de precisão e uma porção de maconha.
As equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) apreenderam 33 motocicletas por irregularidades. A ação contou, ainda, com o apoio da Amazonas Energia.
O major destacou que a adega já era alvo de diversas denúncias junto à PMAM, com suspeita de ser usada como ponto de venda de drogas e acolher pessoas envolvidas em diversos crimes. “As ações continuam tendo como finalidade maior o combate ao crime organizado nas áreas de maior incidência em Manaus, promovendo uma maior sensação de segurança para a população”, garantiu o comandante da 10ª Cicom.
Adolescentes flagrados
Durante a ação, mais de 30 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas. Foram todos abordados pelas equipes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com apoio do Conselho Tutelar e do Juizado da Infância e Adolescência (JIJI) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou o êxito da operação e os procedimentos adotados em relação aos jovens. A secretária integrou a operação junto com a Coordenadora da Infância e da Juventude (COIJ) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Joana dos Santos Meirelles, e a secretária executiva adjunta de Assistência da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Mônica Melo.
“A operação foi exitosa porque, hoje, nós estamos fazendo uma abordagem dentro de adegas e, somente na primeira adega, nós conseguimos acolher mais de 30 menores, entre meninos e meninas, de 15 a 17 anos, consumindo bebida alcoólica e fumando cigarro. Então, nós estaremos encaminhando para o centro integrado (Ciaca) e teremos uma conversa posterior com os responsáveis legais, para evitar esse tipo de situação”, destacou.