Ir para o conteúdo

Adolescente envolvido na morte de Fernando Vilaça se entrega à delegacia

O envolvido no crime teve um mandado de internação expedido pela Vara da Infância e Juventude Infracional

Fernando Vilaça teve a morte confirmada no dia 05 de julho 

Um adolescente de 16 anos, apontado como um dos envolvidos nas agressões que resultaram na morte de Fernando Vilaça da Silva, de 17 anos foi apreendido nesta quarta-feira (09/07). Ele se apresentou à delegacia acompanhado de um advogado, após ter o mandado de internação expedido pela Vara da Infância e Juventude Infracional.

O crime foi praticado no dia 3 de julho deste ano, na rua Três Poderes, bairro Gilberto Mestrinho, zona leste de Manaus. A morte da vítima foi confirmada dois dias após o ocorrido.

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) apontou que a causa foi edema cerebral, traumatismo craniano, hemorragia craniana e ação contundente. A Polícia Civil do Amazonas investiga o caso como bullying.

Em nota, o MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, lamentou a morte do jovem.

Além disso, o órgão afirmou que "tais atos atentam diretamente contra os fundamentos constitucionais da dignidade da pessoa humana, da igualdade e da liberdade." A pasta ainda reforçou que os crimes de LGBTQIAfobia foram reconhecidos como formas de racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Outro órgão que se posicionou sobre o caso de Fernando Vilaça foi a OAB-AM (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas). No comunicado, a Ordem também lamentou a morte do jovem e destacou que em 2022, Manaus registrou o maior índice de mortes violentas à comunidade LGBTQIAPN+ no país, segundo dados do Observatório de Mortes e Violências LGBTI+.

"Essa comissão externa solidariedade, apoio e estende as mãos à família do adolescente e destaca a necessidade de reflexão por toda sociedade amazonense do cruel massacre à população LGBTQIAPN+ vivido nos últimos tempos" diz a OAB-AM, em nota.


Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes