Ir para o conteúdo

Agiota é preso com R$ 9 mil em espécie e 45 cartões no interior do AM

O delegado Paulo Gadelha afirmou que o caso começou a ser apurado após uma vítima registrar Boletim de Ocorrência relatando extorsão e agiotagem

Foto: Divulgação/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Lábrea, cumpriu na segunda-feira (15/12) um mandado de prisão preventiva contra Josmar Marinho Maia, de 51 anos, conhecido como “Jabá”. Ele é investigado pelos crimes de extorsão e usura pecuniária. Lábrea fica a 702 quilômetros de Manaus. A matéria é do site AM Post.

Durante a ação, os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão e recolheram materiais que, segundo a corporação, reforçam as suspeitas investigadas. Foram apreendidos cerca de R$ 9 mil em espécie, uma arma de fogo, 45 cartões bancários e documentos de veículos que estariam retidos de vítimas.

O delegado Paulo Gadelha afirmou que o caso começou a ser apurado após uma vítima registrar Boletim de Ocorrência (BO) relatando extorsão e agiotagem.

Conforme o delegado, na residência do suspeito, localizada na região central de Lábrea, a equipe encontrou um revólver calibre .32 municiado. Diante disso, além da prisão preventiva, Josmar foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Segundo a investigação, o armamento era utilizado para ameaçar pessoas que não conseguiam pagar juros considerados abusivos.

Ainda de acordo com a PC-AM, também foram localizados aproximadamente 45 cartões bancários, que teriam sido retidos como forma de garantia, além de valores em cédulas e moedas, cadernos com anotações, notas promissórias e documentos de veículos de terceiros. Para a polícia, o material apreendido indica habitualidade criminosa e o caso já teria repercussão no município.

A delegacia informou que as vítimas citadas nos cadernos encontrados serão intimadas formalmente. O delegado orientou que outras possíveis vítimas procurem a unidade policial para colaborar com as investigações, com garantia de sigilo. Josmar permanece à disposição da Justiça e responderá por posse irregular de arma de fogo, extorsão e usura pecuniária.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes