Ir para o conteúdo

Águas de Manaus inicia mutirão de recapeamento após multas de R$ 3 mi por falhas no asfalto

De janeiro a março deste ano, 20 notificações foram encaminhadas à Águas de Manaus envolvendo os problemas de recapeamento asfáltico

Concessionária foi notificada ao menos duas vezes para que os reparos fossem realizados com brevidade

A Águas de Manaus informou, nesta segunda-feira (24/03), que iniciou um mutirão focado em corrigir e acelerar demandas relacionadas ao asfalto, em locais que passam por obras de implantação de rede de esgoto ou manutenções emergenciais. A medida acontece após a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) aplicar mais de R$ 3 milhões em multas pela má qualidade dos serviços de recapeamento asfáltico realizado pela empresa.

De acordo com a Ageman, a concessionária foi notificada ao menos duas vezes para que os reparos fossem realizados com brevidade.

De acordo com a Águas de Manaus, a força-tarefa deve durar aproximadamente 90 dias e “vai garantir que o novo asfalto aplicado tenha um padrão de qualidade, evitando recalque, ondulações ou qualquer tipo de alteração nas ruas, garantindo que as vias sejam devidamente restauradas”. O objetivo é reduzir o tempo das intervenções nas vias, evitando que os trechos fiquem sem a camada asfáltica por muito tempo.

As ações da força-tarefa já estão em curso nas zonas Norte, Oeste, Centro-Sul e Sul da cidade, com asfaltamento no Renato Souza Pinto, Lírio do Vale, Petrópolis e Vieiralves. O cronograma também prevê ações nas próximas semanas no Manoa, Osvaldo Frota e no Riacho Doce, na zona Norte. Outras regiões serão adicionadas nestes 90 dias.

Concessionária realiza recomposição de asfalto após reparos na rede de abastecimento - Foto: Divulgação

“Sabemos da importância de ter uma recomposição de asfalto com qualidade, dentro do prazo, para reduzir esses impactos para a população, principalmente nesse período forte de chuva que a gente passa agora no inverno. Este plano de ação vem para que a gente consiga manter um padrão elevado de qualidade no tratamento das populações de Manaus”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas.

O plano de ações para demandas de asfalto foi apresentado para a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (AGEMAN) e a Unidade Gestora de Projetos de Abastecimento de Água da Prefeitura de Manaus (UGPM Água). Equipes de campo da concessionária e representantes do poder municipal realizaram visitas técnicas e estabeleceram um planejamento estratégico para a solução dessas questões.

Falta de reparos

De janeiro a março deste ano, 20 notificações foram encaminhadas à Águas de Manaus envolvendo os problemas de recapeamento asfáltico em diversos bairros e conjuntos residenciais contemplados com a implantação das novas redes de esgotamento sanitário.

Áreas como Osvaldo Frota, São Jorge, São Geraldo, Adrianópolis, Lírio do Valle, Cidade Nova, Manauense e Vieiralves receberam as vistorias das equipes da Ageman que identificaram a persistência dos problemas, entre os mais comuns estão fissuras, ausência de recomposição do asfalto e o afundamento do solo (recalque).

O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, destaca que o descumprimento dessas obrigações resulta em impactos negativos à mobilidade urbana, ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes