Ir para o conteúdo

Águas de Manaus lança programa de educação ambiental para escolas municipais

Mais de 350 alunos serão contemplados em primeira escola atendida pelo programa

A escola municipal Vicente de Paula é a primeira contemplada pelo programa

A conscientização das novas gerações sobre a importância do saneamento básico na preservação do meio ambiente é o foco do programa Saúde Nota 10, lançado pela Águas de Manaus nesta quinta-feira (21). Arte e educação se unem em uma série de atividades voltadas para alunos de escolas municipais de Manaus.

Localizada no Japiinlândia, conjunto do bairro Japiim, a escola municipal Vicente de Paula é a primeira contemplada pelo programa. Nas próximas três semanas, aproximadamente 350 alunos do Ensino Fundamental participarão de palestras e atividades lúdicas sobre como a água tratada e o acesso ao serviço de esgotamento sanitário são aliados fundamentais para a recuperação de igarapés e rios.

“A partir das palestras, esses jovens terão acesso a informações sobre saneamento e a relação com o meio ambiente. Iremos provocar esses estudantes a produzir uma redação ou um desenho - conforme a faixa etária - e o melhor será escolhido no encerramento da ação na escola. As crianças e os adolescentes são o futuro. Acreditamos que a partir deles, conseguimos sensibilizar mais pessoas a respeito do tema”, afirma a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias.

O Saúde Nota 10 tem apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Até o fim do ano, serão 12 escolas atendidas. Durante o lançamento do programa, os alunos da Vicente de Paula assistiram à apresentação da peça teatral “Missão Esgoto Tratado”, que abordou o ciclo da coleta e do tratamento do esgoto até a devolução como água limpa para a natureza.

“A gente tem uma expectativa enorme de sensibilização com toda a nossa demanda escolar aqui na Japiinlândia. Iremos trabalhar palestras de sensibilização sobre o meio ambiente, a preservação, a importância de economizar água e como o saneamento é uma questão de saúde pública”, enumera a gestora da escola, Maria Santana.

Para a estudante Marcelly Mendonça, de 14 anos, as lições aprendidas com a a peça apresentada na abertura do Saúde Nota 10 podem ser aplicadas no dia a dia. “Muitas vezes, a gente gasta muita água sem precisar, e isso prejudica o meio ambiente. É importante conscientizar sobre o desperdício, porque água é algo necessário para a vida de todos”, diz.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes