Ir para o conteúdo

Alberto Neto é alvo de críticas pesadas na própria página após votar 'sim' na PEC da Blindagem

Seguidores não pouparam Alberto Neto, o chamando de 'sem vergonha', 'bandido miserável', 'covarde' e 'vagabundo'

Críticas feitas a Alberto Neto após votar pela PEC da Blindagem - Arte: marioadolfo.com

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) foi duramente criticado em suas próprias redes sociais depois de votar a favor da PEC da Blindagem, proposta aprovada na Câmara dos Deputados e que dificulta investigações criminais contra parlamentares.

O parlamentar tentou justificar o voto, mas a reação foi imediata. “Ninguém aceita mais ser chantageado pelo STF. Quem deveria estar guardando a Constituição está chantageando o senador e deputado. (…) Já que está comprovada a ditadura da toga, para virar esse jogo, nós precisamos votar a anistia e a urgência tem que ser votada hoje, presidente”, disse em vídeo, sendo detonado pelos seguidores.

Especialistas em segurança pública e juristas alertam que a aprovação da PEC da Blindagem abre brechas para a infiltração de facções criminosas no Congresso Nacional. Ao exigir autorização prévia das Casas Legislativas para que parlamentares sejam investigados ou presos, a proposta reduz a capacidade de reação imediata do Judiciário e do Ministério Público.

Na prática, organizações criminosas poderiam financiar candidaturas, garantir a eleição de representantes e, uma vez eleitos, usar o mandato como escudo contra investigações, dificultando o combate ao crime organizado e ampliando os riscos de corrupção sistêmica dentro do Parlamento.

Repercussão negativa

Os comentários na postagem se transformaram em uma enxurrada de críticas:

  • “Conversa fiada, rapaz. Acabou de se queimar comigo. Deixando de seguir em 3, 2, 1” – comentou um seguidor.
  • “Esse é o cara que votou para esconder os crimes de corrupção que políticos cometerem! Parabéns a todos os envolvidos!” – ironizou outro.
  • “Seu voto foi uma vergonha, votei em você para prefeito e tinha o meu voto certo para o Senado. Agora irei avaliar melhor” – escreveu um eleitor.
  • “Se queimou Capitão. Ainda dá tempo. Quem não deve, não teme”, afirmou outro usuário.

Outros chamaram o deputado de “sem vergonha” e criticaram a incoerência de votar por uma proposta que, segundo eles, só protege parlamentares. “Será que os seus eleitores vão ter essa opção de não responderem à Justiça caso cometam algum delito?”, questionou um internauta.

Você pode ver a postagem clicando AQUI.

Câmara aprova PEC da Blindagem; veja como votou cada deputado do Amazonas
Cinco deputado do Amazonas querem que eles sejam investigados apenas se eles mesmos autorizarem

Contexto da PEC

A PEC da Blindagem prevê que deputados e senadores só possam ser processados com autorização do Congresso e estabelece que prisões em flagrante por crime inafiançável precisam ser chanceladas pela respectiva Casa em até 24 horas. Juristas e entidades de defesa da democracia consideram que a emenda fere a separação de poderes e dificulta o combate à corrupção.

Mesmo com a tentativa de explicar seu voto, Alberto Neto enfrenta forte desgaste político. A enxurrada de críticas sinaliza perda de apoio entre parte de seus eleitores, que enxergam na PEC uma forma de garantir privilégios para políticos em detrimento da população.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes