A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) divulgou o Relatório Preliminar de Atividades referente ao período de 3 de fevereiro a 11 de dezembro de 2025, que reúne o balanço da Sessão Legislativa da 20ª Legislatura. Ao longo de 19 sessões deliberativas, a Casa apresentou 2.211 proposições, evidenciando o ritmo produtivo do parlamento estadual.
Do total de matérias analisadas, foram aprovadas 904 proposituras sendo 5 Propostas de Emenda à Constituição (PEC); 11 Projetos de Lei Complementar (PLC); 746 Projetos de Lei Ordinária (PL); 53 Projetos de Resolução Legislativa (PRL) e 54 vetos.
O trabalho das Comissões Técnicas e dos parlamentares, responsáveis pela análise, discussão e emissão de pareceres, também é destaque, reforçando o compromisso da instituição com a transparência e o aprimoramento da prática legislativa no Estado.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), avaliou o resultado como positivo e ressaltou a continuidade das ações legislativas.
“Mais uma vez, como vem acontecendo desde que assumi a presidência da Aleam, zeramos a pauta de projetos. Esse é um compromisso administrativo que demonstra a nossa responsabilidade com o bom andamento dos trabalhos da Casa. As matérias legislativas apresentadas pelos deputados refletem aspectos da sociedade; portanto, nada mais justo que possamos apreciar projetos que, em seu escopo, visam beneficiar a população amazonense”, afirmou.
Roberto Cidade reforçou que a Aleam mantém firme o compromisso com a prestação de contas e a transparência, assegurando eficiência no exercício de suas atribuições constitucionais.