Ir para o conteúdo
Amazonasaleamenem

Aleam lança programa educacional para preparar 1,5 mil estudantes para o Enem

Programa Aleam Educa é voltado para estudantes do ensino médio que participarão do Enem em novembro

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, inicia neste sábado (4/10) o programa Aleam Educa, voltado para estudantes do ensino médio que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 9 e 16 de novembro.

As aulas presenciais de Língua Portuguesa e técnicas de redação serão realizadas no auditório Belarmino Lins, das 8h às 12h. O programa tem como meta atender 1,5 mil alunos, promovendo inclusão, desenvolvimento intelectual e social da juventude amazonense.

O Aleam Educa é resultado do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 66/2025, de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil).

Segundo a proposta, os objetivos do programa incluem o fortalecimento da cidadania, por meio de ações educativas relacionadas a direitos humanos, convivência democrática, ética, diversidade étnico-racial e de gênero, meio ambiente, responsabilidade social e segurança pública.

O presidente da Aleam destacou que a iniciativa reafirma o compromisso de seu mandato com a juventude amazonense.

“É extremamente importante, pois o exame é uma porta de entrada para universidades e instituições de ensino superior em todo o país. Nosso objetivo é oferecer aos jovens amazonenses ferramentas práticas para aprimorar suas habilidades, aumentar sua confiança e ampliar suas oportunidades de sucesso acadêmico e profissional. Investir na preparação dos nossos estudantes é investir no futuro do Amazonas”, afirmou.

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar, além das aulas presenciais, os alunos terão acesso a uma plataforma digital com conteúdos das demais disciplinas cobradas no Enem.

“O Aleam Educa é um pré-vestibular dedicado aos alunos que farão o Enem em 2025. Nos encontros presenciais, trabalharemos Língua Portuguesa e técnicas de redação. Já os demais conteúdos poderão ser acessados em nossa plataforma. Os estudantes também terão acesso a um curso de inglês gratuito, que poderão acompanhar de casa”, explicou.

A coordenadora do programa, Adriana Pimentel, reforçou o caráter inclusivo da iniciativa.

“O presidente da Aleam, Roberto Cidade, verificou que muitos alunos da rede estadual não têm a oportunidade de se preparar para o Enem. Sabemos que a prova é uma porta aberta para o ensino superior e para concursos públicos”, disse, completando que as inscrições estão sendo feitas por meio das escolas estaduais, com indicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM).

Cronograma do Aleam Educa
• 4 de outubro – 8h às 12h
• 11 de outubro – 8h às 12h
• 18 de outubro – 8h às 12h
• 1º de novembro – 8h às 12h (manhã) / 13h às 17h (tarde)

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes