Ir para o conteúdo

Aleam retoma atividades e recebe mensagem anual do governador Wilson Lima

Governador do Amazonas destacou investimentos e metas para saúde, segurança e infraestrutura

Sessão solene marcou abertura do Ano Legislativo de 2026 - Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) retomou oficialmente as atividades nesta terça-feira (3/2), com a realização da Sessão Solene de abertura do Ano Legislativo de 2026. O evento foi realizado no Plenário Ruy Araújo e conduzido pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), com a leitura da Mensagem Governamental apresentada pelo governador Wilson Lima (União Brasil). Na ocasião, o chefe do Executivo fez um balanço das ações de 2025 e detalhou as prioridades e metas para o novo ciclo administrativo.

“Iniciamos o Ano Legislativo reafirmando o compromisso desta Casa com o diálogo, a responsabilidade e o trabalho em favor do povo do Amazonas. A Assembleia Legislativa segue firme no propósito de atuar com independência, equilíbrio e harmonia entre os Poderes, sempre colocando os interesses da população em primeiro lugar”, afirmou Cidade.

A solenidade cumpre o rito previsto na Constituição Estadual e simboliza a harmonia entre os Poderes.

Durante a sessão, o governador destacou investimentos em áreas sensíveis, como saúde, segurança e infraestrutura, além de abordar estratégias para o desenvolvimento econômico do estado.

Os deputados que participaram da Sessão Solene de abertura desta terça-feira (3/2), além do presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB), o vice-presidente Adjuto Afonso (UB), Abdala Fraxe (Avante), Alessandra Campelo (Podemos), Delegado Péricles (PL), Cabo Maciel (PL), João Luiz (Republicanos), Sinésio Campos (PT), Felipe Souza (PRD), Carlinhos Bessa (PV), Comandante Dan (Podemos), Cristiano D’Angelo (MDB), Débora Menezes (PL), Dr. George Lins (UB), Dr. Gomes (Podemos), Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), Mário César Filho (UB), Mayra Dias (Avante), Professora Jacqueline (UB), Rozenha (PMB),Thiago Abrahim (UB) e Wilker Barreto (Mobiliza).

IPVA Social

Durante seu pronunciamento, o governador Wilson Lima afirmou que todas as conquistas alcançadas ao longo dos últimos anos só foram possíveis graças ao compromisso inabalável com o equilíbrio das contas públicas. Ele destacou medidas adotadas em parceria com a Aleam, como a criação do IPVA Social.

“Cumprimos as metas fiscais pactuadas com o Tesouro Nacional, demonstrando disciplina fiscal, flexibilidade orçamentária e credibilidade institucional. Isso nos permitiu, por exemplo, criar, juntamente com a Assembleia Legislativa, o IPVA Social, reduzindo alíquotas em 50% e beneficiando quase 450 mil veículos e 98% das motocicletas no estado do Amazonas, que não pagam IPVA desde o dia 1º de janeiro. Isso é oportunidade para as pessoas, é tirar o peso dos impostos dos ombros do cidadão”, destacou.

Integraram a Mesa Diretora ao lado do governador Wilson Lima e do presidente Roberto Cidade; o vice-governador Tadeu de Souza; a procuradora-geral de Justiça do Amazonas, do Ministério Público do Estado (MPE), Lêda Mara Nascimento Albuquerque; o prefeito em exercício de Manaus, Renato Frota Magalhães; o vereador Robson da Silva Teixeira (Raulzinho), 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM); a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins Rodrigues; o defensor público-geral do Estado do Amazonas (DPE-AM), Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa; e o capitão de mar e guerra Eric Jorge Abdalla e Melo, subchefe do Estado-Maior, representando o vice-almirante André Luiz de Andrade Felix, comandante do 9º Distrito Naval.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes