O governador em exercício, Carlos Almeida, tentou exonerar o Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Louismar Bonates. Carlos assumiu interinamente o cargo durante a viagem do governador Wilson Lima. O governador interino nomeou Mário Jumbo Miranda Aufiero para o cargo.
A exoneração de Bonates já está publicada no Diário Oficial. Os motivos para a exoneração de Bonates são o fato dele já ter sido alvo de investigações da Polícia Federal em 2015, além do caos vivido na segurança pública do Estado com os ataques de facções no mês de junho.
Ainda no documento de exoneração, o governador interino afirma que equipamentos de uso exclusivo da Secretária de Segurança, como grampos telefônicos, estavam sendo utilizados para possíveis crimes.
Outro fator que motivou a exoneração foi a recente operação da PF, “Garimpo Urbano”, que prendeu o Secretário de Inteligência, Samir Freire, e policiais por suspeita de usar a estrutura da secretaria para roubar ouro transportados entre o Amazonas e o Pará.
Em nota, o Governo do Estado informou que na madrugada desta quinta-feira, o vice-governador, Carlos Almeida, e um funcionário comissionado da Casa Civil, de forma ilegal, criaram um documento exonerando um secretário de Estado, sem conhecimento do chefe da Casa Civil e do governador.
O documento não chegou a ser publicado, por isso não tem validade e efeito. Mas o ato gravíssimo tem o objetivo de causar instabilidade e danos ao Governo. Diante disso, o servidor será exonerado, teve as senhas de acesso a sistema de governo canceladas e foi proibido de entrar na Casa Civil. O caso foi encaminhado à policia, que tomará todas as providências para responsabilizar os envolvidos nesse ato criminoso.
Fonte: Portal do Holanda