Alonso Oliveira (Avante) e Roberto Sabino (Podemos) tomarão posse na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira, 1º/2, e farão parte da 18ª Legislatura, sob gestão do presidente Caio André (PSC). Os trabalhos da casa legislativa retornam no dia 6 de fevereiro.
Alonso é o primeiro suplente do Partido Avante e vai assumir na vaga do vereador Wanderley Monteiro que foi eleito deputado estadual em 2022. Wanderley já desocupou o gabinete que utilizava na CMM para eventual reforma no espaço antes do ingresso do suplente.
Antes de retomar a carreira legislativa, Alonso deixou a direção da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), cargo que ocupava desde o início da gestão de David Almeida (Avante) na prefeitura de Manaus, em 2020.
Roberto Sabino substitui Amom Mandel (Cidadania), que foi eleito deputado federal. Ele ocupou uma cadeira da CMM por quatro mandatos consecutivos, de 2005 a 2020. Na última eleição municipal, em 2020, ele ficou como suplente do Podemos ao obter 5.152 votos.