Um estudante de 17 anos, da Faculdade Estácio de Sá, foi diagnosticado com meningite ao dar entrada no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto na madrugada de quarta-feira, 18/04, após exame de líquor. O estado de saúde dele é considerado grave.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o jovem apresentou um quadro grave de meningite meningogócica. A faculdade, onde o paciente estuda, teve as aulas suspensas e deve retornar as suas atividades nesta sexta-feira, 20, após passar por um processo de higienização.
No último boletim médico, a secretaria informou que ele está entubado, sob ventilação mecânica e sedado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Em nota, a Semsa informou que fará a quimioprofilaxia das pessoas mais próximas ao estudante, como família, professores, namorada e amigos. Para que haja o contágio, neste caso, é necessário contato com o doente por pelo menos quatro horas diretas por cinco dias consecutivos.
Vigilância
As 53 pessoas mais próximas ao estudante já estão recebendo a quimioprofilaxia e serão monitoradas pela equipe do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa até esta sexta-feira, 20.
Treze pessoas são da família e moram no mesmo endereço do estudante, no quilômetro 25 da BR-174 (Manaus – Boa Vista), área de abrangência do Distrito de Saúde Rural. As outras 40, são colegas da faculdade, na qual ele estuda.