O eterno treinador do America-AM, Amadeu Teixeira, morreu na noite desta terça-feira, 07/11. Ele estava internado na Unimed da Nilton Lins e teve falência múltipla de órgãos.
Durante 53 anos, comandou o América, clube que ajudou a fundar. É o técnico que ficou mais tempo comandando um clube no futebol mundial, superando Alex Ferguson. Segundo sua neta, Bruna Teixeira, presidente do América, aos 13 anos esteve na fundação do clube e atuou como massagista e fisioterapeuta até virar técnico.
Amadeu já estava com dificuldades de audição e de fala, mas continuava sendo o maior ícone do Futebol Amazonense. É o fim de uma Era.
Leia a nota de pesar da Prefeitura de Manaus:
A Prefeitura de Manaus, por meio do prefeito em exercício Marcos Rotta, lamenta profundamente o falecimento de Amadeu Teixeira, ocorrido na noite desta terça-feira, 7/11, aos 91 anos, após complicações com a perfuração de um pulmão decorrente de acidente doméstico e o avanço da idade.
Amadeu Teixeira foi treinador do América, time de futebol local, de 1955 a 2008. Grande desportista e respeitado por sua trajetória, seu nome está registrado no ginásio poliesportiva localizada ao lado da Arena da Amazônia.
Da Tailândia, onde cumpre agenda oficial, participando à convite do Banco Mundial de conferência sobre Cidades Resilientes, o prefeito Arthur Virgílio Neto, ao lado da primeira-dama, Elisabeth Valeiko, lamentou profundamente a passagem de Amadeu Teixeira e lembrou a importância dele para o esporte local, destacando feitos e características que o tornavam único.