O Governo do Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucea), apresentou um crescimento de 58% na constituição de novas empresas, no primeiro quadrimestre do ano, comparados ao mesmo período do ano passado. Ao todo, nos primeiros quatro meses, 4.445 novos negócios foram registrados nas segmentações de Serviços (2.772), Comércio (1.500) e Indústria (173).
De acordo com o Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, a movimentação dos atos empresariais (constituição, alteração e extinção) também cresceram 38%, em comparação ao quadrimestre de 2024 que, de 15.666 aumentou para 21.646 no mesmo período deste ano.
Para a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, as ações do Governo do Amazonas, por intermédio da autarquia, com atendimentos itinerantes para incentivo do registro mercantil, tem auxiliado o crescimento de empresas para o estado.
“Realizamos atendimento itinerante nos principais centros comerciais da capital, assim como trabalhamos com a divulgação e atendimentos no interior, propagando sobre as vantagens e benefícios de uma empresa registrada”, explicou.
Os dados não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que possuem sua formalização empresarial por meio do site do governo federal.