Ir para o conteúdo

Amazonas inicia mutirão oftalmológico com mais de 12,5 mil consultas

A próxima ação acontece entre os dias 1° e 2 de dezembro. As pessoas que aguardam por consultas oftalmológicas no Sistema de Regulação serão informadas do local

Consultas inciaram nesta segunda-feira (24/11) no Centro de Convenções Vasco Vasques - Foto: Divulgação/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, deu início, nesta segunda-feira (24/11), à primeira etapa do mutirão de consultas oftalmológicas que vai realizar 12.563 atendimentos até dezembro, com exames completos e entrega gratuita de óculos. A ação integra o programa Opera+ Amazonas e está aliada ao mutirão de cirurgias de catarata lançado em outubro.

“Nós começamos uma mudança no Complexo Regulador para entender quais eram as grandes demandas e as maiores dificuldades para as pessoas terem acesso aos serviços. Começamos a ir nos bairros com as carretas e identificamos algumas áreas com uma demanda muito grande como as consultas oftalmológicas. Por isso estamos ampliando essa quantidade de consultas e os óculos são totalmente grátis”, destacou o governador Wilson Lima durante o evento, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

As consultas estão sendo realizadas durante todo o dia por clínicas credenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com o Fundo de Promoção Social (FPS).  A próxima ação acontece entre os dias 1° e 2 de dezembro. As pessoas que aguardam por consultas oftalmológicas no Sistema de Regulação serão informadas do local.

Os pacientes do mutirão oftalmológico estão sendo convocados pelo Sistema de Regulação, por meio da assistente virtual do Saúde AM Digital, que informa data e horário do atendimento. O objetivo é reduzir drasticamente o tempo de espera e ampliar o acesso aos exames especializados.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a meta é atender, nesta segunda-feira, no Vasco Vasques, 4 mil pessoas. No local, os pacientes passam por avaliação oftalmológica completa, incluindo medição da acuidade visual e exame de refração, etapa essencial para identificar necessidade de óculos. Quem precisar, escolhe o modelo na hora e receberá o item pronto em 15 de dezembro. Pacientes com diagnósticos como catarata já podem sair do local com o procedimento cirúrgico agendado.

A entrega de óculos no dia 15 de dezembro, marca uma das etapas mais importantes do mutirão, garantindo que o atendimento seja concluído com solução efetiva para a população.

Mutirão de catarata
Além das consultas especializadas, o Governo do Amazonas segue avançando no mutirão de cirurgias de catarata, uma das principais frentes do programa Opera+ Amazonas. Lançado em outubro, o mutirão disponibilizou 12 mil vagas. Desde o início, mais de 6 mil cirurgias já foram realizadas. Os atendimentos continuam ao longo das próximas semana.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes