O Amazonas terá três representantes no corpo de votantes do Globo de Ouro, evento organizado pela Golden Globes Foundation (GGF). Integrantes da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), Pâmela Eurídice, Caio Pimenta e Camila Henriques estão habilitados a votar em todas as categorias da premiação — incluindo cinema, televisão e a recém-criada categoria de podcast. O Globo de Ouro 2026 será realizado no dia 11 de janeiro do próximo ano. As informações são do Cine Set.
A jornalista Camila Henriques chegará ao terceiro ano consecutivo como votante no Globo de Ouro. Atualmente escrevendo nos sites Feito por Elas e Peliplat, além do podcast Sábado sem Legenda, ela celebra este aumento no número de votantes do Amazonas.
“Vai ser meu terceiro ano como votante, e agora fica ainda melhor com a presença de mais representantes do Amazonas. É um processo desafiador, com muitos filmes e séries pra assistir e avaliar, e, neste ano, a adição da categoria de podcasts”, afirmou Camila Henriques.
Pâmela Eurídice também é formada na Ufam em jornalismo e atualmente cursa Letras. Recebeu o título de mestre em Sociedade e Cultura no Amazonas por uma pesquisa sobre o cinema realizado por mulheres negras no Estado, desenvolvendo o livro “Olhar feminino: O Norte na direção“. Recentemente apresentou, roteirizou e produziu a websérie Ícones do Cinema Amazonense. A crítica de cinema aponta a importância de ser escolhida pelo Globo de Ouro morando na Amazônia.
“Vejo isso também como uma forma de mostrar que nós estamos aqui, produzindo crítica cinematográfica na Amazônia e contribuindo para a perspectiva do entretenimento norte-americano. Dá pra dimensionar o peso disso? Uma gota d’água em meio a um oceano que faz sim diferença, quer dizer, três gotas d’água dos rios Negro e Solimões”.
Criador do Cine Set, Caio Pimenta destaca, a presença de três profissionais do setor em Manaus em uma das maiores festas de Hollywood apresenta paradigmas importantes para a profissão.
“Fico extremamente orgulhoso de ver duas mulheres tão talentosas como Pâmela e Camila alcançarem junto comigo este momento tão importante para a crítica e o jornalismo cultural amazonense. Ser cinéfilo em Manaus é bastante solitário e, por vezes, penoso em uma cidade que olha quase sempre para a cultura como mero entretenimento. O Cine Set acaba sendo este ponto de encontro para aqueles que queriam ir além a partir dos filmes. Temos um espaço conquistado de forma totalmente independente, sem apoio e, mesmo assim, ainda estamos aqui. E vamos permanecer crescendo independente das adversidades”.
Neste ano, Fernanda Torres superou estrelas de Hollywood e ganhou a categoria de Melhor Atriz em Drama por “Ainda Estou Aqui”.