Ir para o conteúdo

Amazonas reforça ações para fortalecer a imunização contra a poliomielite

FVS-RCP chama atenção para a importância das doses de rotina disponíveis nas unidades básicas de saúde

Foto: Divulgação

No Dia Mundial de Combate à Poliomielite, nesta sexta-feira (24/10), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) faz um chamado à população para redobrar a atenção com o calendário vacinal das crianças, com foco especial na imunização contra a poliomielite, doença que pode ser evitada com apenas três doses de proteção.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a vacinação é um ato coletivo de cuidado e responsabilidade. "Embora as secretarias municipais de saúde mantenham ações rotineiras de imunização, a FVS-RCP observa que, nos últimos anos, a cobertura vacinal contra a poliomielite permanece abaixo da meta de 95% recomendada pelo Ministério da Saúde”, detalhou;

Segundo a gestora da FVS, no Amazonas, a cobertura atual é de 85,18%, conforme dados de outubro de 2025. “Manter índices elevados é essencial para prevenir o retorno do vírus ao país, que ainda circula em regiões como Afeganistão e Paquistão", ressaltou Tatyana.

A gerente de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, reforça que a vacina é a ferramenta mais eficaz para manter o estado livre da doença.

“A poliomielite não tem cura, mas pode ser totalmente prevenida. A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde (UBS) de todos os municípios do Amazonas e é a forma mais segura de proteger nossas crianças”, destaca.

Prevenção: Cada dose importa

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou secreções orais de pessoas infectadas. A doença pode causar paralisia irreversível e, em casos graves, levar à morte.

A vacinação é a principal medida de prevenção. O esquema inclui três doses de Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, e um reforço aos 15 meses.

A FVS-RCP atua em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), apoiando o monitoramento das coberturas vacinais e o planejamento das campanhas de imunização, garantindo que cada criança esteja protegida.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes