Ir para o conteúdo

Amazonas registra maior taxa de faltosos do país na primeira fase do CNU 2025

O estado teve 51,2% de ausência. Prévia dos gabaritos das provas objetivas será divulgada nesta na segunda-feira (6)

Provas foram aplicadas em nove cidades no domingo - Foto: Agência Brasil

O Amazonas registrou o maior índice de abstenção na primeira fase de provas do Concurso Público Unificado 2025, com 51,2% de ausência. O Distrito Federal foi a unidade da federação com menor percentual de abstenção - 30,8%.

Em todo o país, a abstenção — o percentual de pessoas que não compareceu ao exame — foi de 42,8%.  Em números absolutos, a primeira fase do exame registrou a ausência de 324.971 pessoas. De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, outras 436.582 compareceram ao exame.

"A abstenção foi de 42,8%, o que significa que quase 60% das pessoas inscritas efetivamente fizeram a prova. Um aumento muito grande em relação ao ano passado, como a gente já imaginava", afirmou Esther Dweck em entrevista à imprensa.

Próximos passos
De acordo com o edital do CNU, a prévia dos gabaritos das provas objetivas será divulgada nesta na segunda-feira (6). O caderno de provas também será divulgado amanhã.

Os candidatos terão os dias 7 e 8 de outubro para entrar com eventuais recursos contra questões ou gabaritos.

O cronograma oficial do certame prevê a divulgação das notas finais das provas objetivas e a convocação para a segunda fase do CNU 2025 no dia 12 de novembro.

Nesta mesma data, haverá a convocação para avaliação de títulos e para os procedimentos de verificação da condição declarada no ato de inscrição (cotas raciais) e de caracterização da deficiência (PCD).

A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro. Conforme o calendário, o resultado preliminar da discursiva sairá em 23 de janeiro.

O cronograma do concurso se encerra em 16 de março de 2026, com o início das convocações dos aprovados para nomeação e, quando for o caso, para realizar o curso de formação.

CNU 2025
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado ofereceu 3.652 vagas em 32 órgãos federais.

Do total de vagas ofertadas, há 3.144 para o nível superior e 508 para o nível intermediário.

Serão 2.480 vagas imediatas e 1.172 vagas para preenchimento no curto prazo após a homologação dos resultados​, prevê o MGI

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes