O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) afirmou que o Amazonas se tornou um polo cultural que atrai grandes artistas de todo o mundo com a consolidação do Amazonas Green Jazz Festival. A declaração foi durante a cerimônia de lançamento da edição 2025 do evento, realizada no Teatro Amazonas, no Centro da capital, na última terça-feira (15/07).
O festival ocorrerá de 1º a 10 de agosto deste ano. De acordo com o vice-governador, eventos como esse inserem Manaus na rota mundial dos grandes festivais de jazz, contribuindo para movimentar a economia por meio do turismo e da música.
“Esse festival tornou o Amazonas um polo cultural e um destino para grandes artistas. Conseguimos criar uma estrutura de formação profissional. Um festival de jazz com sotaque brasileiro e com a alma da imensidão amazônica”, ressaltou o vice-governador durante discurso para a plateia que lotou o Teatro Amazonas.
O evento de abertura apresentou o tema “Brasileiro Sou! Alma, Som e Identidade”, e a atração da noite foi a Amazonas Band, sob regência do maestro Rui Carvalho, coordenador do festival desde a primeira edição, em 2006. O show incluiu clássicos da banda, além da obra que dá título ao álbum a ser lançado durante o festival, “A Onça e o Pajé”.
“Eventos assim consolidam um arranjo cultural longevo, e muito se deve à dedicação, à estratégia, à alma e à digital de uma pessoa como o maestro Rui Carvalho, que está aqui desde o início. Temos uma política cultural para quem quer ter a oportunidade de realizar o sonho de ser artista. E muito se deve a esses profissionais que atuam nos bastidores da Secretaria de Cultura. O festival espelha a grandeza da Amazônia”, enfatizou Tadeu.
A primeira edição do Amazonas Green Jazz Festival ocorreu em julho de 2006, já sob a coordenação do maestro Carvalho. Em 2022, o evento foi rebatizado, mas manteve a direção artística de seu fundador.
Participaram do lançamento oficial o secretário de Estado de Cultura, Caio André; o diretor-presidente da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (Funtec), Oswaldo Lopes; e o presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), Breno Penha.
Também estiveram presentes o presidente da Agência de Desenvolvimento Cultural (AADC), Edvaldo Machado Júnior; e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim.
Programação
Ao todo, serão mais de dez espetáculos de artistas nacionais e internacionais durante o Amazonas Green Jazz Festival 2025 durante os dez primeiros dias de agosto. A programação inclui grandes nomes como a National Youth Orchestra Jazz (NYO Jazz), a big band jovem da Fundação Carnegie Hall, uma das mais renomadas casas de concertos do mundo, além do cantor Ivan Lins e do pianista pernambucano Amaro Freitas, indicado ao Grammy Latino de 2024.
A edição deste ano vai enfatizar a herança musical do Brasil, com apresentações no Teatro Amazonas e programação cultural em outros espaços da cidade. Os ingressos estão disponíveis no site: www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.