A amazonense Thayane Smith, de 19 anos, disse se arrepender de ter deixado o amigo, Roberto Farias Tomaz, para trás durante a trilha no Pico Paraná. O jovem desapareceu no dia 1º e foi encontrado com vida nesta segunda-feira (5).
O desaparecimento viralizou nas redes sociais após o pronunciamento anterior feito por Thayane Smith. Postagens feitas por ela durante e após o início das buscas repercutiram nas redes sociais e foram alvo de críticas.
“Aprendi essa lição. Eu já sabia dessa regra — de ir e voltar juntos na trilha — há muito tempo, mas a desrespeitei. Isso nunca mais vou fazer; dou a minha palavra. Se eu não tivesse feito isso, nada teria acontecido. A gente tinha planos, e nada disso aconteceu porque eu errei ao deixá-lo para trás”, afirmou amazonense em entrevista ao SBT.
“Peço muitas desculpas por ter causado esse transtorno à família e a vocês que se sensibilizaram. Graças a Deus ele foi encontrado”, concluiu. Veja o vídeo:
Desaparecimento, buscas e localização do jovem
Roberto ficou cinco dias na mata. Segundo o Corpo de Bombeiros do Paraná, o jovem chegou sozinho até a base da montanha, em uma fazenda em Antonina Cacatu, após andar por mais de 20 quilômetros. Ele foi levado para um hospital da região.
A operação de buscas foi intensificada após familiares do jovem registrarem boletim de ocorrência no sábado (3/1), levando a Polícia Civil de Paraná a apurar o desaparecimento.
Eles iniciaram a trilha na tarde do dia 31 de dezembro, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com relatos, a dupla chegou ao cume da montanha por volta das 4h da manhã de quinta-feira (1º), após enfrentar um percurso considerado difícil.
Informações preliminares indicam que Roberto passou mal durante a subida, apresentando episódios de vômito. Após cerca de duas horas de descanso no topo, os dois iniciaram a descida, mas se separaram em determinado ponto do trajeto. Um segundo grupo que também estava no pico chegou a passar pelo local pouco depois, mas já não encontrou o jovem.
Sobre a amazonense
Conhecida nas redes sociais como “Estrela Smith”, Thayane tem 19 anos e reúne mais de 11 mil seguidores no Instagram, onde se apresenta como aventureira e amante da natureza. Em suas publicações, compartilha registros de atividades como saltos de paraquedas, voos de balão, trilhas, passeios de caiaque, motociclismo e banhos de cachoeira, inclusive em Presidente Figueiredo, no Amazonas.

Segundo os relatos publicados pela própria jovem, ela estava em Curitiba havia algumas semanas quando conheceu Roberto recentemente, no Largo da Ordem, região central da capital paranaense. A partir do encontro, os dois decidiram passar juntos a virada do ano no Pico do Paraná, considerado o ponto mais alto da Região Sul do Brasil, situado na região do município de Antonina, a cerca de 80 quilômetros de Curitiba.
Saiba mais:

