Com a chancela do presidente Lula e do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, o amazonense Márcio André Brito, presidente do Inmetro, avança decisivamente na transformação da autarquia federal em protagonista da política nacional de qualidade e inovação. No dia 9 de julho, ele fechou os últimos detalhes da entrega do “maior programa na área metrológica, social e sustentável” que será lançado no próximo dia 14 em Brasília, com apoio oficial do governo federal, segundo publicação de Marcio Andre em suas redes sociais.
Além disso, em 6 de maio, Márcio André já havia se encontrado com Alckmin e dirigentes do MDIC para tratar de projetos estratégicos da autarquia, como nomeações de concursados e o programa “Inmetro na Palma da Mão” — que visa combater a pirataria de selos e ampliar a transparência sobre produtos certificados pelo instituto.
"Fechamos os últimos detalhes da grande entrega nacional do maior programa na área metrológica, social e sustentável que o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmim com apoio do Inmetro irão lançar no próximo dia 14/07 em Brasília. Aguardem", anunciou Márcio André.
A gestão de Márcio André tem recebido reconhecimento dentro e fora da instituição. No evento da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade em Salvador, em meados de junho, ele foi prestigiado pela cúpula do MDIC e recebeu elogios pelo fortalecimento da infraestrutura da qualidade e alinhamento com o desenvolvimento industrial defendido pelo governo Lula .
A agenda do dirigente inclui:
- Lançamento do programa nacional metrológico: previsto para 14 de julho, com foco em sustentabilidade e inclusão social.
- Nomeações de concursados: promessa de agilizar a entrada de novos profissionais no Inmetro.
- Ações de combate à pirataria: reforço às ferramentas digitais e fiscalização.
- Fortalecimento da rede nacional de metrologia: parceria com órgãos delegados e expansão da infraestrutura de padrões e laboratórios.
Background institucional
O Inmetro, vinculado ao MDIC, tem como missão garantir a infraestrutura da qualidade que adiciona confiança, competitividade e inovação ao setor produtivo brasileiro.
Com articulação de poder político e metas claras de infraestrutura e transparência, Márcio André está imprimindo uma nova pegada ao Inmetro: mais forte, conectado às demandas da sociedade e apoiado nos mais altos escalões do governo para promover impactos sistêmicos na indústria nacional.
Na próxima semana, durante o lançamento em Brasília, o foco estará em detalhes sobre o alcance social do programa e prazos para nomeações e implementação das plataformas digitais de fiscalização.