A 20ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho está anunciando para o dia 23 de agosto, às 10 horas, o leilão do Amazon Gol Resort, enorme hotel construído no quilômetro 64 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), no município de Rio Preto da Eva. Pior, neste caso, é que, ao contrário do que ocorreu com o Ariaú Towers e com o Tropical Hotel, este que agora fechou as portas foi bancado pelo contribuinte do Estado, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). Até hoje a operação, que beneficiou o grupo Guerreiro, não foi muito bem esclarecida. As informações são do Blog do Hiel Levy.
O valor pedido pelo empreendimento de luxo, que inclui apartamentos, campo de golf e todas as demais dependências, é de R$ 80 milhões. O blog ouviu corretores que trabalham com grande imóveis hoje e todos foram unânimes em dizer que ninguém vai se atrever a topar o negócio, nem mesmo investidores estrangeiros.
Especialista no assunto, já que foi o diretor jurídico da Afeam e trabalha com a avaliação de imóveis, o advogado Ricardo Gomes diz que o ideal seria tentar costurar uma parceria público-privada para viabilizar o funcionamento do empreendimento. “Quem fez esta avaliação não tem a menor experiência no ramo, não entende nem do mercado nem de leilões públicos”, diz ele.
Um corretor ouvido pelo blog, que não quis se identificar, afirma que conhece o imóvel e garante: o negócio poderia sair se o valor fosse bem menor – algo em torno de R$ 10 milhões, ainda assim parcelado.
Mas existe um problema: a empresa que administrava o hotel tem uma dívida milionária. O risco, caso não apareça um interessado na compra, é o imóvel se deteriorar, como ocorreu com o Ariaú. Afinal, sem vigilância e localizado em área isolada, pode perfeitamente ser alvo de vandalismo e assaltos.
Veja os autos do processo 0633516-15.2016.8.04.0001 :