O governador Amazonino Mendes empossou, na manhã desta quarta-feira (11/04), o novo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Anézio Brito de Paiva, e a secretaria executiva, Juliana Gomes Tuma. O vice-governador, Bosco Saraiva, que comandou a SSP-AM entre outubro de 2017 e até o último dia 6 de abril, acompanhou a cerimônia de transmissão do cargo.
Desde outubro de 2017, o agora titular da SSP-AM, coronel PM Anézio Brito de Paiva, atuava como chefe de gabinete do secretário executivo da SSP-AM, coronel Amadeu Soares. Entre agosto e outubro do ano passado, ele atuou como representante da Segurança Pública na Comissão de Transição de Governo. Entre 2015 e 2017, foi subchefe do Gabinete de Assessoramento de Gestão Integrada da Segurança Cidadã e, entre os anos de 2016 e 2017, atuava como chefe do Serviço Integrado de Operações Aéreas (Sioa) da SSP-AM.
Paiva também foi coordenador geral da Secretaria Executiva Adjunta do Programa Ronda no Bairro (2012 a 2014). Na Polícia Militar do Amazonas (PMAM), atuou como subchefe da Diretoria de Apoio Logístico 1 (2004 a 2005) e chefe da Diretoria de Apoio Logístico 2 (2005). O coronel Paiva foi comandante da 9ª, 11ª, 12ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) entre os anos de 2008 a 2011. Chefiou a Seção de Operações (P-3) da 2ª Cicom (2005 a 2006), além de ter sido subdiretor do Centro de Assistência Social da PMAM (2008). É bacharel em Direito e graduado em Ciência de Defesa Social. Seu Curso de Formação de Oficial foi na Polícia Militar do Pará. É especialista em Administração Pública e também pelo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PM de Brasília.
Juliana Gomes Tuma – Antes da posse como secretária executiva da SSP-AM, Juliana Gomes Tuma atuava como titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, em Manaus, onde trabalhava desde outubro de 2015. Juliana é engenheira agrônoma e bacharel em Direito. Possui especialização em Segurança Pública e Inteligência Policial e em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Foi advogada militante a partir do ano de 2005 até ingressar na Polícia Civil do Estado do Amazonas em janeiro de 2011, quando iniciou a carreira policial assumindo a titularidade da Delegacia Especializada do Município de Tefé. Tuma também atuou em diversos plantões de Delegacias de Polícia no município de Manaus.