Os animais resgatados no fim da tarde de ontem (12), em um cativeiro no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, foram levados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e para três clínicas veterinárias. A ação das Polícias Militar e Civil resgatou 107 animais em uma residência e prendeu duas pessoas.
No local, foram encontrados, em gaiolas, 39 cachorros, dois gatos, 45 aves, 12 primatas, seis quelônios, um quati e duas cutias. Os animais silvestres foram encaminhados para o Ibama, enquanto os domésticos foram levados para clínicas. Estes serão destinados para adoção após avaliação do estado de saúde.
O local foi descoberto após uma denúncia. Participaram da ação o Batalhão de Policiamento Ambiental, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), o Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC) e a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães).
Uma idosa e um homem foram detidos por maus-tratos e manutenção de animais silvestres em cativeiro. Em depoimento, ela e o irmão disseram à Polícia que não compram nem vendem animais, mas que ganharam e cuidam deles. Os bichos foram encontrados com sinais de maus-tratos.
“Situação tão deplorável que nunca havia visto nesse meu tempo de Dema. Não tinha visto uma situação tão crítica de animais nesse estado, sofrendo, aparentemente muito doentes e debilitados”, disse a titular da Dema, delegada Carla Biaggi.
Investigações – Após perícia, os dois moradores da casa foram conduzidos a Delegacia e liberados após assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), mas as investigações continuarão para identificar se há o tráfico de animais.
De acordo com a delegada, os cães podem ter sido roubados, furtados ou receptados. São animais das raças yorkshire, maltês, poodle, chow-chow, pug e shih-tzu. Os proprietários de cachorros que estão desaparecidos podem procurar a Dema para mais informações.
A expectativa é que até a sexta-feira (15) as fotografias dos animais sejam disponibilizadas para identificação de possíveis donos.
A Dema está situada na travessa Hermes Fontes, 60, bairro Compensa, zona oeste de Manaus. Por meio dos telefones (92) 3239-3870 e (92) 99962-2340, o cidadão pode fazer denúncias referentes a maus-tratos de animais, desmatamento, pescado ilegal, entre outros.