Com 268,7 pontos, a escola de samba Mocidade Independente de Aparecida é a campeã do grupo especial do Carnaval de Manaus de 2023 e alcançou o 24º título. Fundada no bairro de mesmo nome, na zona sul da capital, a agremiação tem o maior número de troféus no Amazonas.
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família ficou em segundo lugar, com 268,5 pontos, e a Reino Unido da Liberdade ficou em terceiro, com 268,5 pontos.
A vitória foi anunciada em apuração realizada na tarde desta segunda-feira (20), no Sambódromo de Manaus. A contagem dos votos ocorreu em meio a protestos de dirigentes da escola de samba Reino Unido da Liberdade, que foi punida por extrapolar o tempo na passarela do samba.
“Aparecida, mais uma vez, fez o seu dever de casa”, disse o presidente da agremiação, Luiz Pacheco.
Primos da Ilha ficou em último lugar e disputará o grupo de acesso A no ano que vem.
O enredo
Neste ano, a Aparecida trouxe o enredo “A Essência… A Seiva… A Fonte… Vitae”. A verde e branco levou o folião a uma viagem à formação do planeta Terra, ressaltando a importância da água na existência da vida.
Vice-campeã, A Grande Família desfilou o enredo “Eirunepé – O cordel amazônico”. A corrente migratória de nordestinos que se tornaram soldados da borracha no interior do Amazonas fundando, entre outros, o município de Eirunepé foi contada pela escola.