Nos dez primeiros dias de funcionamento do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul, com cobrança de taxa, 6 mil motoristas já baixaram o aplicativo que possibilita a compra antecipada de crédito, para uso das vagas.
Segundo o diretor Operacional do Consórcio Amazônia, concessionária do serviço em Manaus, Guilherme Ruiz, um terço dos usuários do sistema tem utilizado as plataformas digitais – aplicativo e site, para fazer a compra dos créditos. Até o momento, pelas plataformas digitais, a empresa já registrou 7.700 placas que fizeram uso das vagas – podendo ser uma ou mais vezes.
Nesses 10 dias de funcionamento, cerca de 300 pessoas, entre moradores e comerciários do centro da cidade, já realizaram o cadastro para utilização das vagas do Zona Azul, com os benefícios concedidos. No caso dos comerciários, com 50% de desconto sobre a taxa e, para os moradores, com isenção de cobrança.
Guilherme Ruiz explica que a vantagem para o motorista que utiliza as plataformas digitais é que, se já tiver comprado crédito antecipado, no momento de estacionar em uma das vagas do Zona Azul, não necessita mais efetuar nenhum procedimento. Caso contrário, vai precisar comprar os créditos com os monitores ou com os vendedores cadastrados pelo Consórcio. Outra vantagem é que, se o motorista comprou crédito para apenas uma hora e vai precisar demorar mais que isso, por exemplo, ele poderá adquirir esse tempo extra pelo próprio aplicativo ou site.
Para utilizar o estacionamento rotativo pelo aplicativo, o primeiro passo é fazer o download nas lojas Google Play ou Apple Store. Em seguida, o usuário deve cadastrar algumas informações pessoais, como e-mail, senha, CPF e placa do veículo. Os usuários que não quiserem utilizar o aplicativo podem optar por fazer o seu cadastro no site www.zamanaus.com.br.