A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizam, nesta quarta-feira (19/07), revista geral nas cinco unidades prisionais da capital. A ação acontece um dia após a morte de um detento de 21 anos, no Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT).
De acordo com os órgãos, a revista é uma uma ação de rotina, prevista no Procedimento Operacional Padrão, que prevê a ativação da operação Cérberus com o objetivo de preservar a ordem e a estabilidade do sistema penitenciário.
A ação conta com apoio de tropas especializadas da PMAM no patrulhamento ostensivo e preventivo dentro e fora dos presídios.
Morte
Um detento de 21 anos foi morto na manhã desta terça-feira (18) após brigar com um outro preso dentro do IPAT. O presidiário foi ferido por uma arma branca, que ainda não foi identificada. Após a briga, ele foi encaminhado para o Hospital Delphina Aziz, mas não resistiu.
O suspeito foi encaminhado para o 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para prestar depoimento.
A Seap reforçou que um procedimento administrativo será aberto para apurar as circunstâncias e a autoridade policial deve investigar o caso.