Assim como fez nos Estados Unidos, a Apple anunciou na noite da última sexta-feira (29) que substituirá baterias de iphones antigos com valor promocional no Brasil. A partir do modelo 6, celulares fora da garantia terão reparo por R$ 149 – normalmente, no Brasil, o valor cobrado é R$ 499.
Válida no mundo inteiro, a ação durara entre o final de janeiro e dezembro de 2018 e tem relação direta com a polêmica “lentidão proposital” de modelos antigos com a atualização de software. Em dezembro, a empresa admitiu que prejudicava a velocidade dos aparelhos antigos que receberam o iOS 11 para evitar que a autonomia da bateria fosse impactada.
Além da troca da bateria por valor promocional, que pode ser substituída mesmo que não haja danos comprovados, a Apple também anunciou que lançará, ainda no início deste ano, uma atualização para o iOS contendo “recursos que oferecem aos usuários mais informações sobre o estado da bateria do iPhone”. É uma maneira de compensar o descontentamento dos usuários com baterias menos eficientes que o normal.