“Os ônibus voltaram a circular neste fim de semana e espero que permaneçam assim, porque nenhuma greve, nenhuma manifestação, dura para sempre. A razão está vindo à tona para trabalhadores e empresários e, de minha parte, digo a eles com clareza de que não haverá aumento de tarifa sob nenhuma circunstância”, é o que garante o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que na manhã deste sábado, 2/6, esteve no Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), zona Centro-Sul, para monitorar a liberação de 60% da frota do transporte coletivo, que deve atender ao sistema durante os finais de semana.
Esse é o quarto dia que o impasse trabalhista entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) e o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM) prejudica o Sistema de Transporte Coletivo da capital. “Estamos fazendo o possível para mediar o impasse trabalhista entre os sindicatos patronal e dos rodoviários, mas o fato é que essa é uma greve ilegal e imoral. O meu interesse será sempre o interesse do povo de Manaus e nos manteremos atuantes, a fim de minimizar o prejuízo da população”, disse Arthur Neto.
O prefeito e sua comitiva chegaram à estrutura que integra a inteligência da Segurança Pública do Estado por volta das 7h30 e foram recebidos pelo colegiado das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, que atuam no CICC. A visita teve o objetivo de estabelecer novas parcerias que venham a somar com o Município para que se façam cumprir as decisões judiciais que determinam o normal funcionamento do sistema.
Além do prefeito, integravam a comitiva municipal o vice-prefeito Marcos Rotta; a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro; o procurador geral do Município (PGM), Rafael Albuquerque; o presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho; o superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Franklides Ribeiro; o presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Franklin Pinto; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Darcelo Gomes; o secretário municipal de Comunicação (Semcom), Eric Gamboa; e demais membros do operacional da prefeitura.