O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), divulgou, nesta terça-feira (01/07), um balanço de suas atividades durante o primeiro semestre deste ano. Por meio das redes sociais, Tadeu destacou articulações com consulados e embaixadas, inaugurações de obras em Manaus e mutirões de cirurgias em cidades da calha do rio Purus e do Alto Solimões, no interior do estado.
“Foram meses intensos na vice-governadoria, com muito trabalho, diálogo e escuta ativa por todo o Amazonas, na capital e no interior. O segundo semestre começa agora, e seguimos firmes, com ainda mais disposição para contribuir na formulação de políticas públicas que melhorem a vida das pessoas”, afirmou.
Em janeiro, Tadeu de Souza foi ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) para alinhar com a procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, ações conjuntas visando fortalecer o combate à sonegação fiscal e, também, discutir a reestruturação das promotorias de Justiça, especialmente no interior.
No mês seguinte, o vice-governador defendeu políticas públicas integradas para a realização de obras, durante a entrega, pela Prefeitura de Manaus, da primeira revitalização em 20 anos do Complexo Esportivo do conjunto Ouro Verde, no bairro Coroado, zona leste da capital.
“A gente sabe o quanto o esporte está diretamente ligado à redução dos índices de violência e à melhoria da saúde pública. Fico muito orgulhoso de fazer parte de uma gestão que entende e planeja a cidade do futuro”, afirmou, na ocasião, ao lado do prefeito de Manaus, David Almeida.
Em abril, Tadeu fez o lançamento dos mutirões de cirurgias oftalmológicas em Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus) e em São Paulo de Olivença (distante 985 quilômetros), nas calhas do Purus e Alto Solimões, respectivamente. As ações foram custeadas por recursos do Governo do Amazonas provenientes de emenda do deputado Abdala Fraxe (Avante).
À população dos municípios, o vice-governador reforçou o compromisso com a ampliação da assistência em saúde no interior. “Esse tipo de intervenção melhora a qualidade de vida, especialmente dos trabalhadores da zona rural, já que muitos não residem na sede do município. Isso significa oportunidade de vida nova, de poder enxergar novamente, ler a Bíblia, assistir à TV. É um resgate da dignidade”, destacou.
Em maio, o vice-governador recebeu em seu gabinete o CEO da empresa Eneva, Lino Cançado, para discutir novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), incluindo a produção de diesel verde como combustível renovável, a partir de oleaginosas amazônicas e seus resíduos.
Articulação internacional
Agendas voltadas à consolidação da imagem do Amazonas no exterior também marcaram o primeiro semestre do vice-governador Tadeu de Souza. Em abril, Tadeu recebeu, na sede do Governo do Estado, o embaixador da Coreia do Sul, Choi Yeong Han. Durante a visita, foram iniciadas as tratativas para novas parcerias com o país asiático.
Tadeu destacou que o fortalecimento da relação com a Coreia do Sul é estratégico para a economia amazonense. Atualmente, cinco grandes empresas sul-coreanas operam no Polo Industrial de Manaus (PIM), com destaque para a Samsung Eletrônica da Amazônia, LG Electronics do Brasil e TSE Indústria de Artefatos Estampados de Metal.
“Na Zona Franca, temos quase três décadas de relacionamento com grandes empresas sul-coreanas. Estamos trabalhando para que, com o fortalecimento do PIM, possamos atrair ainda mais investimentos do povo coreano”, afirmou o vice-governador.
Em junho, Tadeu reuniu-se com a nova cônsul-geral do Peru em Manaus, Claudia Liliana Lapeyre Bringas, para estreitar as relações comerciais e estratégicas entre o Amazonas e o país vizinho. O objetivo principal foi ampliar o alcance dos produtos do PIM em mercados consumidores internacionais.
Cenário nacional
O vice-governador também participou de discussões políticas de temas nacionais e promoveu diálogo com autoridades de outros estados. Em junho, participou da audiência pública “Salve o Centro" junto ao vice-prefeito de São Paulo, Coronel Mello Araújo. Em pauta, a busca por soluções para a segurança pública e o combate às “cracolândias”.
Tadeu também articulou a ida do secretário-chefe da Casa Civil do Governo de São Paulo, Arthur Lima, ao Festival de Parintins deste ano. O vice-governador busca estreitar laços institucionais em torno de cooperações nas áreas de bionegócios, Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Temos dialogado sobre novas parcerias com o governo Tarcísio de Freitas em diferentes áreas, incluindo o projeto do Parque Tecnológico na UEA, nos mesmos moldes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo”, explicou o vice-governador.