Ir para o conteúdo

Asfalta Amazonas: Governador entrega primeira etapa das obras em Tapauá

A sede do município está recebendo serviços de pavimentação e sinalização viária, melhorando a mobilidade urbana

Foto: Alex Pazuello

O governador Wilson Lima inaugurou, na quinta-feira (18/12), a primeira etapa das obras de recuperação do sistema viário do município de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus), por meio do Programa Asfalta Amazonas. Os trabalhos são executados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

"Quando a gente entrega estrutura como essa aqui, nós estamos trazendo dignidade e respeito para as pessoas, para as crianças, os idosos, as grávidas não tem mais que enfrentar mais a lama quando chove ou o poeiral quando faz sol", enfatizou o governador.

Nesta primeira etapa, 28 vias da cidade receberam recapeamento asfáltico e sinalização viária, totalizando 7,73 quilômetros de extensão. Com investimento de cerca de R$ 5,5 milhões, os trabalhos contemplaram os bairros Armando Mendes, São João, Nova Esperança, Rio Purus, Açaí, Centro e Manoel Costa.

A UGPE está agora em fase de levantamento das próximas ruas que irão receber os serviços da segunda etapa das obras, prevista para o início de 2026. O investimento total estimado para as obras de recuperação viária no município é de R$ 11 milhões – primeira e segunda etapas.

Morador do município há mais de 30 anos, o comerciante Renato Andrade, de 54 anos, diz que o novo recapeamento melhorou inclusive o movimento no seu estabelecimento.

"Melhorou 100% com a chegada do asfalto, porque antes aqui não tinha mais acesso nem de moto e o comércio estava fraco. Agora, com esse asfalto, já está bem melhor", declarou o comerciante.

Outras entregas

Ainda durante as entregas em comemoração aos 70 anos de Tapauá, o governador Wilson Lima inaugurou uma sala de estabilização no Hospital Ana Tereza Ponciano, o Centro de Fisioterapia, e o novo prédio da Gerência de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. As entregas são frutos da parceria entre Estado e Município, para o fortalecimento de rede de atenção à saúde. Também foram entregues medicamentos, equipamentos e insumos para a rede hospitalar e para a Gerência de Endemias.

A sala de estabilização é um local de assistência temporária e qualificada. O espaço é equipado e preparado para garantir assistência ininterrupta e prover suporte vital, monitoramento contínuo e intervenções rápidas para estabilizar pacientes em condições médicas graves, como traumas, paradas cardiorrespiratórias, insuficiência respiratória aguda, entre outras emergências médicas.

A entrega amplia a capacidade do hospital em ofertar assistência imediata, garantindo melhor atendimento em situações de urgência e emergência. O hospital também receberá, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), 36 mil itens de medicamentos e 56 mil unidades de insumos e produtos para a saúde.

Avanço em Vigilância em Saúde

Com o objetivo de promover e apoiar ações de rotina e estratégicas da Vigilância em Saúde, o Governo do Amazonas inaugurou o novo prédio da Gerência Municipal de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Tapauá. A nova estrutura integra a parceria com a Prefeitura de Tapauá, fortalecendo a atuação estratégica entre Município e Estado para ampliar a resposta às endemias no território.

A nova unidade também está sendo contemplada com a entrega de duas bombas de borrifação intradomiciliar, destinadas ao fortalecimento das ações de controle vetorial da malária. Também serão entregues seis biossensores para testagem da atividade da enzima G6PD — etapa fundamental para a segurança no tratamento de pacientes com o novo medicamento de dose única para malária vivax —, além de 250 fitas para a realização dos testes e 140 tratamentos do novo medicamento.

O município também receberá duas máquinas de UBV (Ultra Baixo Volume), destinadas ao controle do Aedes aegypti, reforçando as estratégias de enfrentamento às endemias, com impacto direto nas ações de prevenção da dengue e de outras arboviroses.

As ações são coordenadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes