Ir para o conteúdo

Ateliê 23 encerra Mostra de Teatro Águas de Manaus com o espetáculo ‘Sebastião’

Apresentação acontece neste domingo, no Teatro Gebes Medeiros, com entrada gratuita

“Sebastião” é inspirado no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca - Foto: Divulgação

Sucesso de público, o espetáculo “Sebastião”, do Ateliê 23, encerra a primeira edição da Mostra de Teatro Águas de Manaus. A sessão acontece neste domingo (17/08), às 19h, no Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 937, no Centro.

A entrada é gratuita e por ordem de chegada. A organização do evento vai distribuir senhas uma hora antes da sessão. A classificação é 16 anos.

Com novo integrante na banda do Bar Patrícia, o  DJ, produtor e músico Zanisk, a peça apresenta atualização na dramaturgia e o figurino mais vibrante. Segundo Eric Lima, diretor de “Sebastião” junto com Taciano Soares, as mudanças realizadas na obra são muito expressivas e fizeram toda diferença no espetáculo.

“A primeira é a presença do Zanisk, que é um artista multifacetado e traz novas camadas para cena. É um novo personagem, o Sérgio. São novos lugares com essa figura”, destaca Eric Lima, que interpreta Little Drag na montagem.

“Outra grande mudança foi o final, que, agora, termina com a energia das drag queens, que entregam nova roupagem, outros figurinos”, completa o ator.  

“Sebastião” é inspirado no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, com memórias da década de 70, direto do Bar Patrícia, aliadas à experiência dos atores em números musicais e depoimentos emocionantes sobre diferentes tipos de violência e como lidam em situações do dia a dia. O nome da peça é uma referência a São Sebastião e a montagem traz a versão da história do santo para que ele tenha se tornado um patrono da comunidade LGBTQIAPN+.

“No final, falamos sobre as nossas dores e as nossas vitórias de forma sarcástica e irônica, que nos ajuda a superar e trazer a plateia junto até o final da peça dentro desse lugar. Brincamos com as nossas dores e nada melhor para mostrar que lidamos bem com tudo isso”, pontua Eric Lima.

“As cenas finais modificaram bastante porque estamos sempre em processo, o que nos faz refletir e mudar na obra”, comenta o diretor.

No elenco estão Taciano Soares, Eric Lima, Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda. Eles dão vida a sete drag queens, Carmencita, Little Drag, Chica, Angel, Vênus, Lady Sinty e Sebastiane.

A banda do espetáculo tem Zanisk e Luana Aranha no baixo e nos beats, Mady na guitarra e Bruno Rodriguez no teclado. A equipe tem ainda Daphne Pompeu na dramaturgia com Eric Lima e Taciano Soares, Emily Danali na assistência de direção, Lacruz na assistência de produção, Lore Cavalcanti e Paulo Martins na iluminação e Manuella Barros na assessoria de imprensa.

Sucesso de público

Com ingressos esgotados em sessões pelo Brasil, o espetáculo está em temporada desde novembro de 2024. “Sebastião” ganhou destaque em festivais internacionais, como o Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília e o Festival de Curitiba 2025, com apresentações na Mostra Lúcia Camargo. Em junho deste ano, a peça do Ateliê 23 participou da Mostra Todos os Gêneros, no Itaú Cultural, em São Paulo.

“Sebastião” está nos streamings de áudio, com as músicas “Toda La Noche”, “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”. O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Mostra Águas de Manaus

A Mostra de Teatro Águas de Manaus é realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) e pela Águas de Manaus, com recursos do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Grupo Tigre, apoio institucional da Benevolência e apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Também tem apoio cultural da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Ateliê 23 e Buia Teatro. A programação completa pode ser encontrada no instagram.com/mostradeteatroam.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes