O nome da empresa vencedora da licitação para instalação dos radares eletrônicos em Manaus, conhecidos como “corujinhas”, deverá será anunciada em 15 dias. A informação é do diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, em entrevista ao podcast Sim&Não, na terça-feira (23). A matéria é do Portal Toda Hora.
O processo de contratação da empresa especializada para prestar o serviço de monitoramento eletrônico do trânsito, em Manaus, iniciou no dia 3 de março deste ano, quando ocorreu o primeiro pregão presencial.
De acordo com o diretor-presidente do órgão, o processo licitatório foi concluído e, atualmente, está na fase de análise documental. “Estamos aguardando. Devemos anunciar um vencedor nos próximos dias, talvez dentro de quinze dias", disse.
Segundo o IMMU, as avenidas Autaz Mirim, Coronel Teixeira, das Torres e do Turismo são algumas das principais vias, com maior índice de registros de acidentes de trânsito, que devem receber a implantação dos equipamentos. Conforme o edital de licitação, mais de 100 radares eletrônicos deverão ser instalados na capital em um período de cinco anos.
Desde fevereiro, a Comissão Municipal de Licitação (CML) realizou quatro reuniões para o recebimento de propostas de preços. Conforme o Diário Oficial do Município (DOU), publicado no dia 4 de abril, o último pregão presencial foi realizado no dia 10 do mesmo mês.
A reinstalação dos equipamentos foi anunciada, em fevereiro, pelo prefeito David Almeida (Avante) devido ao aumento no número de acidentes de trânsito na capital. Em dezembro de 2022, o IMMU divulgou que, 243 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito ao longo do ano passado, por desrespeito a sinalização e ultrapassagem do limite de velocidade.
Os radares de velocidade da capital foram extintos em 2015, depois de denúncia do Ministério Público sobre supostas irregularidades nas licitações.
Acidentes de trânsito
Neste ano, de janeiro a abril, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 4.301 ocorrências, a maioria por colisão entre carro e moto e queda de moto. Por ano, o Samu atende em média, 10 mil ocorrências de acidentes de trânsito. No ano passado, foram 10.694 atendimentos.
Fonte: Naine Carvalho/ Toda Hora