Ir para o conteúdo

Batalhão de Choque da PM será acionado para marcha bolsonarista em Brasília

Ato contra condenações do 8 de Janeiro tem trajeto restringido e leva Planalto a instalar grades de proteção. Esquema vê policiamento reforçado com atuação do Batalhão de Choque

A chegada do grupo ao local final está prevista para as 12h, com permanência até as 14h

A caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), organizada como protesto contra as condenações relacionadas aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, chegou ao Distrito Federal ainda na noite de sábado (24/1) e provocou a mobilização das forças de segurança. Diante do histórico de ataques às sedes dos Três Poderes, o Palácio do Planalto instalou grades de proteção ao redor do prédio como medida preventiva.

Idealizada pelo parlamentar, a marcha percorre cerca de 240 quilômetros e reúne apoiadores que questionam decisões judiciais já transitadas em julgado. As lideranças do movimento tentaram incluir no trajeto a Penitenciária da Papuda — onde está preso o ex-presidente Jair Bolsonaro — e a Esplanada dos Ministérios, mas tiveram o pedido negado pelas autoridades.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), houve reunião prévia de planejamento e ficou definido que os manifestantes não ultrapassariam a Praça do Cruzeiro. “Ficou acordado que a marcha não passará da Praça do Cruzeiro. Até agora, tudo está tranquilo”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, ao Correio Braziliense.

A chegada do grupo ao local final está prevista para as 12h, com permanência até as 14h. Durante o deslocamento, os manifestantes serão acompanhados pelo Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar. Já na Praça do Cruzeiro, o esquema prevê policiamento reforçado, com atuação do Batalhão de Choque e da Cavalaria.

“A Secretaria de Segurança Pública segue monitorando pessoas, veículos e movimentos ligados à marcha para garantir que tudo ocorra dentro da normalidade. O planejamento para o ponto final da manifestação neste domingo está devidamente organizado”, declarou ao Correio o coronel Carlos Melo, subsecretário de Operações Integradas da SSP-DF.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes