O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atendeu, nos primeiros quatro meses do ano de 2017, um total de 1.195 ocorrências de naturezas diversas. Salvamento, busca e resgate lideram a ação dos militares, que desenvolvem paralelamente projetos sociais com as comunidades na capital e no interior.
“Nossa atividade fim é a prevenção. Nós trabalhamos para que as grandes ocorrências não aconteçam. Mas é justamente na emergência que o cidadão sente verdadeiramente o apoio incondicional do Corpo de Bombeiros. É quando se cria um vínculo marcante entre o socorrido e quem socorre”, enfatizou o Comandante Geral do CBMAM, Fernando Pires Junior.
As ações de salvamento, busca e resgate, são as ocorrências com maior volume. Essa atuação acontece em casos de vítimas presas em ferragens, pessoas desaparecidas em ambiente de selva, afogamentos, salvamento em altura, naufrágio e resgate de animais silvestres. No primeiro quadrimestre, esses acidentes representaram quase 50% do total de chamadas do ano, ganhando inclusive, das ocorrências de incêndio.
Em 2017, o trabalho preventivo, social e educativo com as comunidades e as empresas, gerou a diminuição do número de ocorrências em 30% relação ao mesmo período do ano passado.
Projetos sociais como “Bombeiros Mirins”, “Terceira Chama” e a “Formação de Voluntários” estão entre as ações desenvolvidas pela corporação com as comunidades.