Pesquisa XP-Ipespe divulgada pelo jornal Valor Econômico nesta quinta-feira (29) revela novo crescimento de Guilherme Boulos (PSOL) na disputa à Prefeitura de São Paulo.
Com crescimento de 4 pontos em uma semana, Boulos chegou a 16% e está empatado tecnicamente na segunda colocação com o candidato bolsonarista, Celso Russomann (Republicanos), que derrete em meio à campanha, caindo 5 pontos porcentuais no mesmo período e registra 22% dos votos. A margem de erro é 3,5 pontos para mais ou para menos.
Com o derretimento de Russomanno, Bruno Covas (PSDB) assume a liderança da disputa pela primeira vez na pesquisa XP. O tucano oscilou 2 pontos para cima desde a última pesquisa e está com 27% das intenções de voto.
Estacionado com 8%, Márcio França (PSB) já está sendo alcançado por Jilmar Tatto, do PT, que oscilou um ponto para mais e está com 5% das intenções de voto. O cenário aponta empate técnico entre os dois candidatos. Orlando Silva, do PCdoB, segue com 1% das intenções de voto.
Espontânea
Na pesquisa espontânea – em que não são revelados os nomes dos candidatos -, Guilherme Boulos já aparece numericamente à frente de Russomanno. O líder do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) tem 13% contra 12% do bolsonarista. Covas tem 20%.
Na simulação de segundo turno, Covas vence Russomanno – 50% a 37% – e Boulos – 52% a 25%. No entanto, a diferença em um provável segundo turno entre o tucano e o candidato do PSOL caiu de 31 para 27 pontos em uma semana.
A pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos ouviu 800 pessoas da cidade de São Paulo em entrevistas telefônicas feitas por pesquisadores, entre 26 e 27 de outubro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como SP-06526/2020.
Fonte: Revista Forum