Para quem acompanha com ansiedade a novela da BR-319, que se arrasta há pelo menos 15 anos, três boas notícias: a nova ponte sobre o rio Curuçá está com 75% de sua mesoestrutura concluída e deverá ser inaugurada em setembro; a segunda ponte, sobre o rio Autaz Mirim, deverá ser inaugurada em novembro; e a terceira notícia é que, finalmente, já foi fechada a licitação e a BR-319 começa a receber asfalto no final deste mês.
As boas novas foram anunciadas pelo senador Eduardo Braga (MDB), que apesar da chuva que desabou sobre na região, aproveitou o domingo, 18/05, para ir até o km 23 da rodovia, onde a nova ponta está sendo reconstruída - desabou no dia 28 de setembro de 2022, deixando mortos e desaparecidos. A ponte sobre o rio Autaz Mirim, que desabou dez dias depois, em 8 de outubro. No total, a reconstrução das duas pontes está orçada em R$ 50 milhões.
Com uma comitiva formada por prefeitos da região, diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Orlando Machado, deputado federal Saullo Vianna (União)) e por equipes de jornalistas de Manaus, o senador Eduardo Braga embarcou às 08h24, sob um forte temporal, em uma lancha a jato no porto do Ceasa, que se deslocou até o terminal hidroviário do Careiro da Várzea. De lá, a comitiva seguiu em três ônibus até à ponte, onde Braga e Orlando Machado explicaram a passo a passo a reconstrução da ponte.
— Nós estamos aqui vendo um rio que corre e que não é pouco e, desde lá da balsa do Ceasa até aqui, nós viemos por uma estrada que tem água tanto do lado direto quanto do lado esquerdo. Ou seja, um traçado que foi feito lá atrás pelos nossos antepassados praticamente em cima da várzea. Nós não encontramos terra firme a não ser a partir daqui, que a gente encontra terra firme nessa área -, explicou o senador para mostrar o grande desafio que é uma obra dessa envergadura.

A estrada
Braga adiantou também que em duas semanas retornará à BR-319 para mostrar à imprensa o estágio em que se encontra a ponte sobre o Autaz Mirim, no Km 25 da rodovia.
O diretor do DNIT explicou que já foram posicionadas as vigas longarinas metálicas nos apoios da ponte e que em breve a estrutura em breve receberá o tabuleiro de concreto.
— Quando estiver pronta, a ponte sobre rio Curuçá terá sido ampliada para 250m – informou Orlando, garantindo que a de Autaz Mirim também está sendo ampliada.





Antes que a chuva voltasse a desabar, Eduardo caminhou pela margem do rio, para conferir a estrutura da nova ponte de todos os ângulos.
Esbanjando otimismo e avisando que “São Pedro vai mandar mais água!”, Eduardo Braga exclamou, quando estava deixando o local:
— Está saindo! Vai chegar lá! Em setembro nos vamos inaugurara, se Deus quiser!