O senador Eduardo Braga (MDB/AM) encaminhou, na noite de terça-feira (20/08), ao ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, um vídeo que detalha cada dificuldade enfrentada por quem precisa percorrer de BR-319, que liga as capitais Manaus (AM) e Porto Velho (RO).
Captado pela equipe do parlamentar, entre os dias 14 e 16 de agosto, o registro mostra a problemática travessia em balsas do porto Ceasa até o município Careiro da Várzea e as seguidas ocorrências de desbarrancamento, passagens de água, obras sem acabamento, pontes em condições precárias, pistas esburacadas e desniveladas, além das primeiras intervenções do governo federal no trecho entre o Careiro Castanho e a comunidade Igapó-Açu.
“A BR-319 é uma luta antiga e sempre foi uma das minhas prioridades enquanto político e homem público. Nossa intenção com esse vídeo é reforçar o que praticamente todos já sabem: ela precisa urgentemente de recuperação e quem a percorre corre sérios riscos de morte”, salientou o senador. Em 10 de agosto, Eduardo percorreu os primeiros 100 quilômetros da BR-319, até o Careiro Castanho, de carro e constatou a situação da estrada.
Após assistir ao vídeo, o ministro informou ao senador que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já começou a fazer a restauração entre os quilômetros 13 e 198 da rodovia. No último fim de semana, foram feitos reparos entre os quilômetros 141 e 144. Tarcísio de Freitas se dispôs a receber Eduardo para conversarem mais profundamente sobre o andamento das obras.
Veja o vídeo: