Ir para o conteúdo

Campanhas de doação de sangue incentivam formação de novos voluntários

Somente em uma ação, movimento do Instituto Superdoadoras conseguiu arrecadar perto de 800 bolsas de sangue

A cada campanha, segundo a presidente do Instituto SuperDoadoras, fonoaudióloga Silvana Reis, há o aumento do número de novos voluntários

Eram 8h da manhã de um sábado e uma turma de pessoas dispostas a fazer o bem já se preparava para entrar na unidade móvel da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), conhecida como Vampirão, para doar sangue. Era a 15ª campanha do Instituto SuperDoadoras, que recebe apoio do Grupo Atem desde o início do movimento.

A cada campanha, segundo a presidente do Instituto SuperDoadoras, fonoaudióloga Silvana Reis, há o aumento do número de novos voluntários. Na última campanha, realizada desta vez na Igreja Presbiteriana de Manaus, ela observou uma participação maior de jovens a partir dos 16 anos e que motivaram os pais a acompanhá-los, como Angelus Barroso, de 16 anos, que fez sua primeira doação no dia 12 de agosto e levou a mãe com ele. Nesta campanha, o instituto conseguiu a participação de 957 pessoas. Deste número, pouco mais de 100 doadores não estavam aptos, somando 798 bolsas arrecadadas de forma voluntária e direcionada.

Silvana disse que estava feliz com o resultado da campanha que superou a meta de doações. “Esta é uma maneira de incentivarmos a formação de novos voluntários para uma causa tão nobre e que salva muitas vidas”, ressalta a fonoaudióloga, lembrando das pessoas que estão passando por tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, como transplantes e cirurgias e que são as que mais precisam da doação.

Angelus Barroso, de 16 anos, em sua primeira doação

“O Grupo Atem apoia esta iniciativa desde o início porque além ser um estímulo para que as pessoas sejam voluntárias, as campanhas divulgam a importância de ser um doador de sangue e de poder salvar vidas”, afirma a superintendente de Marketing, Comunicação e ESG do Grupo Atem, Paula Vieira. Ela enfatiza que o consumo de sangue nos hemocentros é diário e contínuo e que não há nada que substitua o sangue. “Com uma única doação, o voluntário pode estar salvando até 4 vidas. Por isso, dizemos que doar sangue é um gesto de solidariedade e amor que deve ser cada vez mais incentivado”.

As campanhas de doação de sangue, agora, não são mais realizadas em um único dia e se estendem por uma ou duas semanas. A do mês de agosto começou no dia 1º. A próxima será de 1º a 16 de dezembro.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes