Ir para o conteúdo
AmazonasManausenem

Candidato do Enem é desclassificado em Manaus após bip de relógio digital

A emissão do som foi considerada uma violação das regras do exame, resultando na desclassificação do candidato

O uso de dispositivos eletrônicos não é permitido durante a prova

Everton Gomes, de 30 anos, foi eliminado do Enem 2025 neste domingo (9) após seu relógio digital emitir um bip durante a realização da prova. O incidente ocorreu na Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, localizada no bairro Novo Aleixo, na zona norte de Manaus. A emissão do som foi considerada uma violação das regras do exame, resultando na desclassificação do candidato.

De acordo com informações da organização do Enem, o uso de dispositivos eletrônicos não é permitido durante a prova, e o som emitido pelo relógio foi considerado uma violação das normas. O candidato, que não teve seu nome divulgado, foi imediatamente retirado da sala e não pôde continuar com o exame.

Em entrevista ao G1, o designer de interiores relatou surpresa com a eliminação no exame: “Eu não sabia que o relógio poderia me desclassificar por conta disso. Se eu soubesse, não teria levado”, enfatizou o candidato.

A aplicação do Enem neste ano tem sido marcada por medidas rigorosas de segurança e fiscalização, visando garantir a integridade do exame. A situação levanta questões sobre a necessidade de revisão das normas e como elas são aplicadas, especialmente em um ambiente tão estressante quanto o da prova.

O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, e a pressão sobre os candidatos é alta.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes