Ir para o conteúdo

Canil clandestino é fechado e cães Pit Monster são resgatados em condições de maus-tratos

Cães eram mantidos em ambientes sujos, sem água ou alimentação adequada

Operação ocorreu no bairro Cidade Nova

Um canil clandestino, onde cães da raça Pit Monster eram mantidos em condições de maus-tratos, foi desativado nesta sexta-feira (23/05) em uma operação integrada no conjunto Renato Souza Pinto, Cidade Nova, zona norte de Manaus.

A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet), Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA/Aleam) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar.

Os animais viviam confinados em ambientes insalubres, cercados por fezes, sem acesso à água potável, alimentação adequada ou espaço para circulação. Todos foram resgatados e encaminhados para receber avaliação veterinária, alimentação e cuidados para reabilitação. Após esse processo, serão disponibilizados para adoção responsável, conforme os critérios da secretaria.

A operação foi deflagrada a partir de denúncias anônimas, que motivaram investigações e diligências realizadas pelos órgãos de proteção animal e ambiental.

A secretária de Estado de Proteção e Bem-Estar Animal, Leda Maia, destacou o papel da sociedade e das instituições no enfrentamento aos maus-tratos. “O resgate desses cães só foi possível graças à colaboração da população e à rápida resposta das nossas equipes. A união entre órgãos públicos é essencial para combater esse tipo de crime”, afirmou.

Ela também reforçou o compromisso da Sepet com a proteção dos animais. “Nosso trabalho é garantir que esses animais tenham uma nova oportunidade de vida, com dignidade e respeito. Maus-tratos são crime e não podem ser tolerados”, completou a secretária.

A Sepet orienta que denúncias de maus-tratos podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181 (Dema) ou pelo e-mail: combateaosmaustratos@sepet.am.gov.br.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes