O influenciador digital Agenor Tupinambá entregou, nesta quinta-feira (27/04) a capivara 'Filó' para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A matéria é do site Toda Hora.
O animal, que ganhou as redes sociais ao ter a rotina compartilhada por Agenor, estava no sítio da família em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) e foi trazido para capital onde foi entregue para os agentes do Ibama.
“Essa decisão dolorosa é pelo bem dela, ainda que isso me custe não ver mais seus pulinhos pra nadar e sua carinha comendo capim. E de tantos lugares para a Filó estar, o seu verdadeiro habitat natural é o meu coração e de lá ninguém arranca. E hoje eu também me liberto de qualquer necessidade de provar meu amor pela Filó e por outros animais. Eles sabem!", escreveu o influenciador em nota de esclarecimento publicada nas redes sociais.
O animal está agora em Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passará por um processo de reinserção na natureza.
Agenor foi denunciado ao Ibama e multado em R$ 17 mil por "exploração indevida de animais silvestres para a geração de conteúdo em redes sociais”. O caso chegou ao conhecimento do órgão após a morte de um bicho-preguiça que Agenor criava.
A entrega de Filó foi dois dias após a repercussão negativa de um vídeo em que Agenor aparece segurando um porco que seria maltratado em um evento no município. A divulgação da gravação e a denúncia de maus-tratos contra o animal foram feitas pela ativista Luisa Mell.