Mais de 1,3 tonelada de maconha do tipo skunk, avaliada em R$ 20 milhões, foi apreendida durante a Operação Fronteira Mais Segura/Operação Protetor AM, realizada na madrugada de terça-feira (25/02). A apreensão foi realizada no município de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus). Um colombiano foi preso em flagrante por guardar o entorpecente.
Segundo a polícia, a droga estava enterrada em uma área de mata usada como ponto de armazenamento pelo crime organizado. De acordo com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), as investigações indicam que o material vinha da Colômbia e seria transportado por embarcações pelo Rio Solimões, com destino a estados da região Nordeste.
"Nosso trabalho de investigação permitiu que nós localizássemos onde eles estavam fazendo um acampamento para servir de base da descida dessa droga da Colômbia para ser escoada aqui na nossa capital, e daqui para alguns outros estados. Essa carga foi encontrada em um acampamento que serve de base para várias facções, com colombianos atuando no território brasileiro para dar apoio logístico às organizações criminosas", explicou o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga,
O suspeito preso foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado para a 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), onde permanecerá à disposição da Justiça. O material apreendido foi levado para a base do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) para os procedimentos legais.