A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e o Corpo de Bombeiros apreenderam, na quinta-feira (11/12), 42 quilos de maconha do tipo skunk durante operação na Base Arpão 2, nas proximidades de Coari, no interior do estado. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) estima que a apreensão causou um prejuízo superior a R$ 4,6 milhões ao crime organizado. Três pessoas foram presas na ação.
Por volta das 15h30, os policiais militares, coordenados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), no escopo da operação Protetor da Fronteira/Fronteira Mais Segura, abordaram o empurrador Neptuno e a balsa Irmãos Amorim. A embarcação havia saído de Tefé (a 523 quilômetros da capital amazonense) com destino a Manaus.
Durante a abordagem, a cadela policial Athena sinalizou a possível presença de drogas na proa da balsa. Após buscas realizadas por bombeiros militares no porão, identificado como ambiente de difícil acesso, localizaram o material ilícito armazenado em duas sacolas.
Ao todo, cerca de 40 tabletes de entorpecentes foram apreendidos, onde foram analisados por peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), que constataram se tratar de 42 quilos de maconha do tipo skunk.
O trio, que estava como tripulante, foi preso pelo crime de tráfico de drogas, e juntamente com todo o material apreendido, foram encaminhados ao cartório da Polícia Civil integrado à Base Arpão 2.